Tecnologia e educação: as 5 inovações mais impactantes

Tecnologia_e_educação_as_5_inovações_mais_impactantes.jpg.jpeg

O universo educacional é realmente fascinante! Promover uma aprendizagem efetiva e significativa para o aluno é, com certeza, a busca incansável de gestores educacionais e professores por todo o mundo.

Quando falamos em aprendizagem significativa, consideramos os esforços que a prática pedagógica têm despendido para que os processos educacionais façam sentido para a realidade dos alunos.

Se pensarmos que o desenvolvimento tecnológico não para e muda diariamente a vida de todos nós, a tecnologia passa a ser importante aliada também no ambiente escolar. Hoje em dia não dá mais para pensar a educação sem tecnologia, o que é enriquecedor para os professores, que hoje podem contar com inúmeras estratégias didáticas!

Separamos aqui as mais impactantes dos últimos anos. Você verá como a tecnologia torna a educação ainda mais mágica e encantadora. Acompanhe!

Dispositivos móveis

A chegada de smartphones e tablets mudou toda a dinâmica de comunicação em sociedade e, obviamente, não foi diferente com a educação. Os diversos recursos desses dispositivos transformaram as possibilidades pedagógicas em experiências interativas e dinâmicas.

Há, inclusive, inovações impactantes como aplicativos que estabelecem contato constante entre professores e alunos. Por exemplo: é possível enviar uma tarefa e o aluno receber uma notificação em seu celular, levando a experiência educacional para outras esferas do cotidiano! Materiais digitais, animações, vídeos… Pronto: a experiência é completa!

Realidade aumentada

Esse é um recurso que também traz importantes impactos em sala de aula. A possibilidade de criar objetos virtuais em 3 dimensões torna a aula lúdica, dinâmica e repleta de realidade. Essa técnica favorece a motivação para assuntos mais complexos e aproxima o aluno de realidades vividas por ele. Imagina que legal poder falar sobre uma construção, por exemplo, e visualizá-la em 3D?! Dessa forma, a realidade aumentada leva o conceito de interatividade para outro patamar, afinal, proporciona ao aluno uma experiência verossímel, que permite a atuação do estudante na busca de soluções. Imagine ver o interior do corpo humano, em 3D, em uma mistura de realidade virtual com objetos reais. E ainda existem outras diversas possibilidade. Assista ao vídeo e veja o quão impactante essa tecnologia pode ser na sala de aula.

EVS

É um sistema que permite avaliações instantâneas e em forma de quiz. Parece legal? Pois é isso que os alunos também acham! Mais parecidos com um jogo, esse sistema permite que o professor lance perguntas que podem ser anonimamente respondidas pelos alunos através de um controle. A resposta aparece na lousa e, em seguida, a correta fica iluminada. Assim, o professor consegue esclarecer dúvidas de forma fácil e prática.

Lousas digitais

Essa é uma realidade que já se consolidou em muitas escolas. Há escolas que investiram nessa tecnologia confiando no poder de interação e de criação da ferramenta. Afinal, falar de geografia e acessar o Google Earth para ver mapas animados em tempo real, tornam a experiência educacional mais rica e interativa. Diversos equipamentos permitem que o aluno responda questões por meio do toque ou com uso de canetas próprias. Assim, o professor pode propor jogos e outras atividades que permitam a atuação do aluno. Ter uma lousa com acesso à internet, recursos animados, conexão com os tablets dos alunos e diversos outros recursos, também enriquece o cotidiano da sala de aula.

Aplicativos e softwares para Ensino Adaptativo

Com base em uma rede de dados e em diversos recursos indexados, esses aplicativos conseguem medir o desempenho dos alunos, diagnosticar suas deficiências e, ainda, sugerir material complementar. Alguns aplicativos ainda sugerem planos de estudos e fazem projeções de desempenho em vestibulares.

Tecnologia e educação estão cada vez mais integradas na busca de experiências pedagógicas significativas que desenvolvam a capacidade analítico reflexiva dos alunos. Portanto, vale a pena buscar novas possibilidades e entender quais ferramentas são capazes de auxiliar os professores de sua escola a estabelecerem uma prática docente rica e efetiva!

Você conhece outras ferramentas ou tem alguma experiência bacana para nos contar? Deixe um comentário no post!

 

TVVE