Caso de uso Profª Karla Medeiros – Escola Georgina (Castanhal – PA)

Professores e alunos do Brasil inteiro estão usando a plataforma QMágico para a coleta de dados e composição do Relatório tvve – tendências da vida virtual na educação. A maioria das escolas já realizou a habilitação técnica e está utilizando no dia a dia de atividades escolares. Essas escolas registram alto índice de vida virtual (ivv), aproveitando os benefícios da plataforma.

20140521_081814Professores e alunos – Escola Georgina Nascimento (Castanhal-PA)

Inspirar educadores do Brasil inteiro a fazer bom uso de práticas pedagógicas virtuais é o objetivo da série Casos de Uso. Queremos compartilhar as melhores práticas de utilização da nossa plataforma para que estes exemplos reais possam ser aplicados no dia a dia da sua instituição e ajudar a gerar excelentes índices de vida virtual. Leia abaixo a entrevista com a  Profª Karla Medeiros da Escola Georgina (Castanhal – PA) contando sua experiência com o Relatório tvve:

Relatório tvve: Qual a importância de colaborar com um relatório de tendências da vida virtual para escola e para o Brasil?
Profª Karla: Ao ter conhecimento do Relatório, tive bastante interesse em colaborar, pois o Município de Castanhal já trabalha com o projeto informática educativa nas escolas há algum tempo e gostaria de socializar nosso trabalho, assim como trocar experiências com as demais escolas do Brasil para melhorar a cada dia essa prática de ensino, que só vem crescendo e trazendo resultados positivos no ensino-aprendizagem de nossos alunos.

Relatório tvve: Como está sendo a experiência de professores e alunos?
Profª Karla: Na escola já trabalhamos a informática educativa com professores e alunos, porém estamos sempre em busca de novidades que nos auxiliem nessa construção do conhecimento. Essa experiência veio trazer uma expectativa muito boa de trabalhar os conteúdos já vistos em sala de aula com os alunos e eles, em contrapartida, estão bem motivados a desenvolverem as atividades propostas. A aula tornou-se mais interessante por ser interativa e por eles estarem utilizando a internet, que é uma ferramenta que tanto os fascina.

Relatório tvve: Como vêem o futuro do uso da Internet pra ensinar e aprender?
Profª Karla: Eu compartilho a ideia de que a educação escolar e a colaboração são ações que estão ligadas, portanto o ensinar e o aprender implicam em uma ação colaborativa, participativa e de construção conjunta. Com o uso da internet e das mídias tecnológicas no contexto educacional, com certeza o processo ensino-aprendizagem ficará mais interessante, já que hoje percebemos que nossos alunos são rodeados de imagens, sons, cores, enfim, possibilidades, e não mais aquele mundo estático como era décadas atrás. Acredito que a escola também precisa acompanhar esse mundo interativo e de constantes transformações para que possamos formar cidadãos ativos no processo de construção do conhecimento.

São histórias como da Profª Karla que inspiram professores do Brasil inteiro a colaborar e compartilhar novas práticas pedagógicas. Ela, além de incentivar os professores e atiçar a curiosidade deles, se dispôs a usar com seus alunos, tornando ainda mais interessante sua aula.

Se sua instituição está participando do Relatório tvve e os seus professores ainda não estão utilizando a plataforma de coleta de dados, faça como a Profº Karla: auxilie-os nesta fase. É muito importante que haja acompanhamento e comprometimento de todos. Planeje, acompanhe, apoie.

Nossa equipe deseja a todas as instituições uma boa vida virtual!

Equipe QMágico e Relatório tvve

Profª Karla Medeiros