Conheça 6 bons motivos para aplicar simulados on-line para seus alunos

conheca-6-bons-motivos-para-aplicar-simulados-online-para-seus-alunos.jpeg

Quando se trata de estudar para concursos, Enem e vestibulares, a aplicação de simulados é ferramenta mais do que obrigatória para medir os conhecimentos dos estudantes e ajudá-los a reforçar conteúdos ainda não fixados até o dia dos exames.

Mas enquanto instituições de ensino como cursos pré-vestibulares lançam mão de métodos tradicionais, com provas impressas e correções demoradas, os simulados online estão aí para provar que é possível tornar o processo muito mais dinâmico e ainda colher diversos benefícios com a tecnologia — o que facilita em muito a vida não só de quem aplica os testes, como também dos estudantes que os realizam.

Você sabe quais são esses benefícios? Então não perca tempo e conheça agora mesmo 6 motivos para aplicar simulados online para os seus alunos!

1. Economia financeira

Quanto você gasta em média na sua escola para realizar um simulado? Afinal, fazer isso da maneira tradicional exige gastos com papel e impressão, além, é claro, da possibilidade de custos com infraestrutura, como luz, água e pagamento de funcionários para trabalhar no dia da prova, certo?

Ou seja, ao optar pela inovação e fazer uma aplicação online dessa prova, sua instituição só tem a ganhar com a economia de recursos que isso possibilita.

2. Mais conveniência

Uma vez que o simulado poderá ser acessado em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel ou de um computador, o aluno poderá decidir onde vai fazer a prova, sem precisar deslocar-se de casa até a instituição. Por consequência, isso evita contratempos que poderiam impossibilitar sua participação.

Dessa forma, todos podem realizar o simulado. A situação se torna ainda mais flexível quando a prova fica disponível por mais tempo para que a pessoa decida também o melhor horário para prestar o exame.

3. Possibilidade de mudar as questões marcadas

Se em testes impressos não há margem para erros quando a opção é escolhida (em um cartão-resposta ou na própria prova) e assinalada com a caneta, em um simulado online sempre há a possibilidade de voltar atrás e alterar a alternativa inicialmente assinalada como a correta.

Para isso, basta um clique e o candidato evita perder uma questão, que pode ser corrigida a qualquer momento, especialmente quando ele estiver revisando a prova e mudar de ideia após uma leitura mais apurada.

4. Resultados instantâneos

Como a correção desses simulados é automática, os resultados, por sua vez, são instantâneos e evitam a perda de tempo necessária para fazer isso manualmente, que pode levar dias e até mesmo semanas — dependendo do número de provas e professores disponíveis para corrigi-las.

E mais: isso pode ser decisivo no rendimento de um estudante para atingir seu objetivo, pois com a velocidade na entrega dos resultados, se for bem, ele terá mais confiança ter um bom resultado nas provas que pretende prestar. Caso contrário o aluno já poderá começar a trabalhar o quanto antes no que ainda precisa ser reforçado.

5. Prevenção de fraudes

Embora seja improvável que um estudante tente trapacear em um simulado, pois a única intenção é ajudá-lo a medir conhecimentos para uma prova real, a aplicação online de uma prova conta com mecanismos de controle anti-fraude, que detectam quando o usuário está acessando outras janelas na internet.

Além disso, também é possível estabelecer limites de tempo para que as questões sejam respondidas, evitando que o estudante o desperdice consultando materiais ou tentando trapacear de outras maneiras.

6. Aplicar simulados online: amplo leque de questões disponíveis

Por fim, mas não menos importante, é fundamental ressaltar que ao optar pelos simulados online, você terá à sua disposição um amplo leque de questões disponíveis para aplicação, economizando tempo e dinheiro na elaboração de materiais à altura para preparar seus estudantes para os desafios que eles vão enfrentar.

Um exemplo disso é a plataforma QMágico, que disponibiliza não só o acesso exclusivo a simulados do Enem como também um banco com mais de 100 mil questões de diversos vestibulares, permitindo que o professor crie novas.

Gostou do artigo? Agora que você já conheceu os principais motivos para aplicar simulados online, experimente nossa ferramenta e comece a aplicar também!