Dicas do professor Daniel para usar bem o QMágico

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Olá colegas professores,

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com o QMágico. Comecei esse ano, 2015, a trabalhar dentro da plataforma, criando os Cadernos Digitais Inteligentes para meus alunos.

Um dos aspectos que mais gosto é a possibilidade de organizar o conteúdo de uma maneira didática para meus alunos e de uma forma muito dinâmica, pois a ferramenta permite mudar as seções de posição, mesmo depois de prontas, o que me facilita muito, afinal, depois de montar a sequência didática, no caso o Caderno Digital Inteligente, muitas vezes decidimos que alguma seção do final ficaria melhor no início e vice-versa.

Como organizo meu Caderno Digital Inteligente? Primeiramente delimito o que quero tratar, a temática e subtemas, utilizando a própria sequência do material apostilado que trabalho (ou do livro, se for o seu caso).

Outro aspecto importante é diversificar o material postado, afinal, para postar apenas mais texto e imagens, que já existem nas apostilas e livros, acaba sendo uma subutilização do QMágico. Vamos aproveitar a interatividade proposta. Procuro mesclar uma sequência que contemple vídeos, áudios, textos com imagens, pdf de apresentação de slides que utilizei em sala de aula, testes sobre a temática abordada etc. Dessa forma, apresentamos recursos que vão além daqueles presentes nos livros e apostilas (material impresso).

Os vídeos podem ser da Biblioteca do próprio QMágico ou algum vídeo que já utilizamos em nossas aulas ou aquela vídeoaula que indicamos em grupos do Facebook para nossos alunos.

Mas qual a vantagem, se já posto esse mesmo vídeo em um grupo que criei com meus alunos em uma rede social? As vantagens são várias: no QMágico podemos acompanhar se o aluno assistiu realmente o vídeo e se foi por inteiro ou apenas parte dele, além disso o vídeo está inserido em uma sequência didática, fazendo muito mais sentido para o aluno e facilitando sua aprendizagem. Em uma rede social fica difícil rever o vídeo, pois se perde em meio às publicações, enquanto que no Caderno Digital Inteligente o aluno tem acesso fácil e rápido a todo o material da aula, de maneira organizada.

E os áudios? Ainda não temos a possibilidade de inserir áudios em mp3, porém, podemos transformar esse áudio em vídeo e postá-lo. Podemos pensar em podcasts prontos ou criar os nossos.

Criar perguntas na sequência do Caderno Digital Inteligente é fundamental para que o aluno possa ter o feedback imediato do que acabou de estudar. Não precisamos criar uma lista grande de questões e não precisam estar necessariamente todas no final da sequência e sim ao longo do Caderno Digital Inteligente, assim o aluno acessa o material disponibilizado e já se avalia.

Espero ter contribuído ainda que um pouco com ideias para a criação de seu Caderno Digital Inteligente.

Daniel Nadaleto
Professor de Ciências, Robótica e Biologia
Colégio Porto Alvorada
Jaú-SP