Como novas tecnologias aumentam a produtividade do professor?

como-novas-tecnologias-aumentam-a-produtividade-do-professor.jpeg

 

Não tem mais como ignorar que a relação do aluno com o estudo se modificou bastante com o advento das novas tecnologias. Grupos de estudos são muitas vezes substituídos por grupos no Facebook, no Whatsapp, ou até mesmo videoconferências por Skype.

As anotações feitas no quadro já não são copiadas no caderno, mas fotografadas para acessar depois, e muitos dos conteúdos já são excelentemente explicados por vídeos no YouTube.

Assim como alunos já utilizam as novas tecnologias, os professores também precisam encontrar uma maneira para que elas possam facilitar a vida deles. Confira como as novas tecnologias na educação podem contribuir para a sua produtividade como professor!

Aproximação da realidade do aluno

A diferença de geração entre o aluno e professor sempre traz trocas interessantes na sala de aula. Mas essa diferença não pode ser um fator limitante para a compreensão e o interesse dos alunos na sua aula. Quanto mais distante for o professor da realidade dos alunos, mais difícil será a comunicação. Logo, também mais cansativa e improdutiva se torna sua aula. Afinal, uma plateia sem atenção ou sem interesse não vai fixar muito do que você fala.

Por isso é tão importante que os professores utilizem as novas tecnologias em suas aulas, pois quanto mais próxima da linguagem dos alunos você conseguir chegar, mais fácil fica se conectar com eles e transmitir o conhecimento.

Diálogo aberto e direto com pais e alunos

O tempo do professor é dividido entre diversas tarefas que ele realiza: planejar aulas, correção de provas e exercícios, a aula em si, além de reuniões com pais e alunos. Algumas dessas atividades já podem ser bastante facilitadas, por exemplo, pelo uso de aplicativos que uma escola pode adotar para auxiliar na gerência do ensino de sua instituição.

As diversas reuniões já não são mais necessárias, uma vez que essas novas tecnologias já permitem um contato direto entre pais, alunos e professores. Sendo assim, o pai pode realizar um acompanhamento direto das atividades do filho sem depender do professor para isso, reduzindo, em muito, o tempo que o professor normalmente aplica nesse tipo de tarefa. Dessa forma, o professor fica liberado para atividades mais produtivas, como a preparação de uma aula mais criativa.

Automatização de atividades

Algumas dessas novas tecnologias na educação também auxiliam o professor a eliminar atividades repetitivas e estressantes que minam a sua produtividade, como a correção de provas e exercícios. Já é possível criar listas de exercícios dentro desses programas/aplicativos em que o aluno responde e o programa já corrige, baseado nas respostas que você selecionou.

Então, você consegue ter acesso aos dados gerais da turma, de maneira mais intuitiva do que olhar de prova em prova. Assim, você pode perceber, por exemplo, em qual questão os alunos mais erraram e mapear as dificuldades da turma, criando uma estratégia para poder reverter esse quadro. Fazer isso sem o uso da tecnologia seria muito mais trabalhoso e seria preciso investir mais tempo também. E isso é algo que os professores não costumam ter muito.

Sendo assim, conheça agora alguns programas e plataformas que podem te auxiliar nessa jornada pela produtividade:

My study life

É um aplicativo específico para você conseguir organizar as suas aulas. Lá é possível marcar as datas de entrega de trabalhos, dias de apresentações e qualquer outra atividade que mereça um lembrete, separando por turmas e disciplinas.

Evernote

É um aplicativo em que você consegue organizar basicamente tudo. Ele trabalha com textos, imagens, áudios, agenda, lembretes e salva tudo na nuvem para que você acessar de onde precisar.

QMágico

Essa é uma plataforma para a educação que complementa o dia a dia do professor, fazendo ele ganhar tempo. O QMágico permite a realização de várias ações diretamente pela plataforma, como a realização de provas, exercícios e deveres de casa. Os professores podem fazer o upload de exercícios no formato do Word e eles são convertidos na plataforma, além de serem corrigidos automaticamente. Clique e experimente o QMágico!

E você, já tem utilizado as novas tecnologias na educação em suas aulas? Conhece algum outro programa que possa auxiliar na produtividade? Então, deixe um comentário!

 

 

Gestão-pdagógica---Como-usar-a-tecnologia-a-favor-do-ensino