5 benefícios de se usar um banco de questões em sua escola

banco de questões

O papel da tecnologia na educação tem aumentado cada dia mais. Hoje, milhares de alunos utilizam recursos on-line como videoaulas e aplicativos para facilitar o estudo, mas o uso da tecnologia não deve ficar restrito àqueles que desejam aprender. Professores também podem utilizar novas ferramentas como um banco de questões para otimizar seu tempo e obter melhores resultados de seus alunos.

Esse tipo de plataforma oferece milhares de exercícios para a formulação de simulados e provas que podem ser feitas tanto on quanto off-line, além de outros recursos que otimizam o processo de ensino-aprendizagem.

Conheça, a seguir, cinco benefícios de um banco de questões em sua escola e descubra como ele pode melhorar a sua escola! Boa leitura!

1. Como um banco de questões otimiza o tempo do professor

Períodos de provas são, sem dúvida, desafiadores tanto para alunos quanto para educadores. Afinal, além do trabalho de formulação das provas, professores ainda têm de corrigi-las uma a uma, o que pode ser um problema para aqueles que lecionam para diferentes turmas.

Um banco de questões, além de oferecer questões previamente formuladas, tem a opção de realizar avaliações com correção automática, tanto on quanto off-line, o que pode economizar muito tempo do educador.

2. Fornece relatórios individuais de desempenho

Em meio a várias turmas, outro desafio do processo de ensino-aprendizagem é acompanhar o desempenho escolar de cada aluno. Para auxiliar essa tarefa, alguns bancos de questões oferecem relatórios individuais e gerais que podem ser acessados facilmente na plataforma.

Este recurso pode ser muito valioso se usado da maneira certa, já que o ciclo de feedback entre o professor e o aluno é drasticamente reduzido, possibilitando ajustes no plano pedagógico ou na abordagem de certo conteúdo que a turma ou uma porção dela não tenha aprendido ainda.

Com um banco de questões, o educador tem mais facilidade para identificar as dificuldades de cada aluno, assim como suas competências e habilidades. Isso permite a elaboração de um plano de estudos adequado para cada indivíduo.

3. Padroniza a qualidade das provas

Cada educador tem um método de ensino diferente e isso também se aplica à elaboração das provas. Essa diferença torna muito difícil uma avaliação precisa do desempenho geral dos alunos. Por meio da padronização, é possível identificar se os discentes têm defasagens em alguma área do conhecimento, o que facilita a elaboração de uma medida de correção.

Além disso, em um banco de questões é possível adotar modelos que se assemelham àqueles dos grandes vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Isso ajuda os alunos a se familiarizarem com as questões para obter melhores resultados nessas provas.

4. Atualização constante

Atualmente, os vestibulares demandam que os candidatos dominem o conteúdo exigido, além de estarem atualizados sobre as principais notícias e temas dos últimos anos.

Como o conteúdo de um banco de questões é atualizado constantemente, o educador sempre estará por dentro dos assuntos recorrentes dos vestibulares — o que é um grande auxílio na preparação dos candidatos de forma mais eficiente.

5. Melhora o envolvimento do aluno nos estudos

Todos os recursos de um banco de questões tornam as aulas mais dinâmicas e capazes de despertar o interesse dos alunos. Com isso, eles tendem a participar mais no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a interação entre educadores e alunos também é facilitada, o que torna a experiência mais proveitosa para ambas as partes.

A tecnologia tem se mostrado indispensável para a realização das tarefas mais rotineiras da atualidade. Seja para auxiliar o trabalho ou para socializar, o meio digital pode se mostrar um grande aliado. Toda essa influência positiva deve ser aplicada à educação, a fim de otimizar o processo pedagógico.

Agora que você já sabe quais são os benefícios de um banco de questões, conheça o Banco de questões QMágico, com mais de 100 mil questões que contemplam desde o ensino fundamental até o médio, com índice de acertos por questão, relatórios inteligentes, correção automática e personalização de atividades avaliativas, uma ferramenta sem limites de alunos e professores para a sua escola decolar nos vestibulares!

 

Quer conhecer mais sobre o

Banco de Questões QMágico?

Ligamos para você rapidinho – basta preencher os dados abaixo.

E se não quiser esperar? Ligue para (12) 3302 8912 e fale conosco.