A lição vai mudar: entenda as novas tecnologias na educação

a-licao-vai-mudar-entenda-as-novas-tecnologias-na-educacao.jpeg

Mais que mostrar o aprendizado como algo obrigatório, as lições de casa precisam engajar o aluno para que ele crie a vontade de aprender. As novas tecnologias na educação têm se mostrado importantes nesse sentido.

Quer entender como e por que as novas tecnologias na educação vão mudar esse cenário? Então continue a leitura deste post!

A tecnologia como aliada no ensino

O uso das novas tecnologias vem mudando bastante o conceito de educação. Durante muito tempo, o papel do professor dentro da sala de aula era transmitir unilateralmente o conhecimento.

Com a disseminação da tecnologia, o acesso à informação tornou-se facilitado e abrangente, reformulando gradualmente o modelo de ensino até então conhecido.

O professor e os livros deixaram de ser as principais fontes de informação para o conhecimento.

As lições de casa, por sua vez, foram sendo implementadas com o uso da tecnologia, deixando de ser simples formas de fixar e praticar o conteúdo e atraindo o aluno para o mundo do conhecimento.

Desenvolveu-se, assim, o conceito do ensino híbrido, que consiste na união da tecnologia e aprendizado na educação.

Flipped classroom: a sala de aula invertida

Outro conceito atualmente utilizado na educação é o da sala de aula invertida, em que o aluno aprende o conteúdo em casa, com o auxílio da tecnologia para criação das aulas expositivas, e realiza os deveres para fixação em sala de aula.

Ao implementar esse conceito no aprendizado, o professor consegue orientar os alunos de forma mais abrangente, ajudando efetivamente os que possuem mais dificuldades, aumentando a interação com os estudantes e fazendo com que cada aluno aprenda no seu próprio ritmo.

A lição de casa e as novas tecnologias

O uso da tecnologia para a realização das lições de casa ajuda a revolucionar o aprendizado, no sentido de flexibilizar o ensino, atrair o aluno e desenvolver nele a vontade em aprender.

O aluno deixa de ver a lição de casa e exercícios como algo obrigatório e, assim, o aprendizado torna-se mais dinâmico e proveitoso.

As novas tecnologias e os CaDI’s do QMágico

Os CaDI’s (Cadernos Digitais Inteligentes) do QMágico, nesse sentido, são uma ferramenta bastante útil para construção do conhecimento a partir da tecnologia.

Eles oferecem diversos recursos úteis para o professor, gestores e também para o aluno, mantendo-os engajados e ajudando os educadores na sua organização.

De uma maneira bastante dinâmica, a ferramenta permite ao professor:

  • utilizar materiais didáticos de empresas parceiras (como YouTube);
  • criar materiais em formatos diversos (PDF, Word, etc.);
  • criar banco de exercícios ou importar bancos existentes na própria plataforma;
  • disponibilizar aos alunos exercícios com correção automática;
  • gerar relatórios semanais e mensais para acompanhar os alunos;
  • realizar simulados on-line para acompanhar o desempenho da turma;
  • colocar o aluno como protagonista no aprendizado para desenvolver nele maior autonomia e uma aprendizagem mais ativa.

As novas tecnologias na educação têm mudado o conceito de aprendizagem, fazendo com que os alunos tenham maior motivação para estudar e modernizando a lição de casa e os exercícios de fixação, tarefas importantes para assimilar os conteúdos aprendidos.

Por isso, não deixe de implementar as novas tecnologias na educação e garanta melhores resultados para você, para seus alunos e para toda a escola. Conheça agora os CaDI’s do QMágico!