4 métodos para acompanhar os seus alunos!

4-metodos-para-acompanhar-os-seus-alunos.jpeg

Você consegue fugir do lugar-comum ao falar de sua rotina de professor? Pilhas de provas para corrigir, preenchimentos de relatórios, lidar com dificuldades de turmas heterogêneas, detectar alguns casos recorrentes de cola nas avaliações. Isso só para começar!

E qual pode ser a solução para administrar tantas informações, considerando, ao mesmo tempo, as necessidades dos alunos, as expectativas dos responsáveis e as diretrizes de cada escola? Uma maneira de melhorar a rotina docente — e também a qualidade de vida — é o uso da tecnologia na educação.

Continue a leitura deste artigo e saiba 4 métodos para acompanhar os seus alunos, tendo a tecnologia na educação como sua aliada!

Usar a sala de aula invertida e a tecnologia na educação

Quando escolhemos os materiais didáticos, podemos relacioná-los aos conteúdos e verificar quais trouxeram dificuldades. Mas é preciso considerar que os alunos, com o uso da internet, buscam as próprias fontes de informação. Como reverter isso a nosso favor, promovendo o engajamento das nossas turmas? Uma das formas é contar com o método da sala de aula invertida aliado aos recursos tecnológicos que podem mostrar como os alunos interagem com todos os materiais.

A sala de aula invertida é quando o professor deixa de ser a única fonte e passa a instigar seus alunos à pesquisa. A tecnologia na educação entra justamente auxiliando o professor com o grande número de dados: em uma plataforma, é possível administrar tanto os materiais indicados para as aulas quanto os sugeridos pelos alunos.

Utilizar o streaming como ferramenta pedagógica

Todo esse conteúdo entra na técnica do streaming (compartilhamento). Podemos disponibilizar o acesso a links de artigos, vídeos e os materiais que produzimos. Além disso, em um mesmo local, os alunos podem mostrar quais pesquisas fizeram, compartilhando-as com o restante da turma.

Com esse método, sabemos quais materiais estão sendo aplicados às atividades e discussões propostas, facilitando na hora de relatar o nível de aprendizagem em cada tópico do conteúdo programático. Além disso, gera um clima envolvente, proporcionando que o estudo seja interativo.

Gerir os materiais didáticos com a tecnologia na educação

Ao contar com a tecnologia para gerir os materiais didáticos, é possível ter recursos que ajudam o professor a medir o envolvimento de seus alunos em cada tarefa. Veja alguns exemplos:

Verificar o tempo de leitura e engajamento do aluno

Ao utilizar a ferramenta tecnológica certa, é possível verificar quanto tempo cada aluno levou nas atividades. Ao cruzar essa informação com os materiais abordados, pode-se concluir em qual conteúdo ele teve maior ou menor dificuldade. Com isso, pode-se, também, detectar possíveis alunos colando, pois o que fez o trabalho em dois minutos, provavelmente, sequer leu o material.

Além disso, o sistema pode fazer as estatísticas, consolidando os dados de toda(s) a(s) turma(s).

Propor exercícios de avaliação contínua

As avaliações são ferramentas eficazes para o acompanhamento dos alunos. Com o uso da tecnologia na educação, é possível potencializar o uso desse recurso. Ao ter um sistema com exercícios disponíveis em uma plataforma, pode-se enviar uma gama de tarefas on-line. A partir das respostas, são medidos os pontos importantes para o trabalho em sala de aula.

Monitorar os resultados

Por meio das informações coletadas nos exercícios e dos relatórios fornecidos pelo sistema, podemos saber quais assuntos são um maior desafio. Esse monitoramento irá além dos obstáculos enfrentados pelos alunos, dando base para propor o desenvolvimento de novas competências e habilidades.

Escolher uma ferramenta única

Para conseguirmos acompanhar os alunos em seu aprendizado, é preciso escolher uma ferramenta de tecnologia na educação que possa nos dar as informações de maneira integrada. Isso significa ter dados consolidados dos alunos individualmente, de toda a turma e ainda poder compartilhar todos os resultados com a escola e responsáveis.

O QMágico nos traz uma plataforma complementar ao dia a dia em sala de aula, permitindo acesso rápido para acompanhar nossos alunos. São várias ações em um mesmo local, com ferramentas para envio tanto à turma quanto à escola e aos responsáveis, em uma interface de fácil utilização.

Você já conhecia esses métodos de tecnologia na educação? Acompanhe nossa página no Facebook e saiba como facilitar seu dia a dia como professor!