4 dicas de como corrigir provas com mais produtividade

professor-saiba-como-corrigir-provas-com-mais-produtividade.jpegPlanejar as aulas, ler material de apoio e ainda dar conta de tarefas da sua vida pessoal: essa é a vida sobrecarregada de muitos professores no Brasil. Esse profissional fica ainda mais assoberbado após o período de provas, em que todo material deve ser avaliado individualmente. Por isso, saber como corrigir provas de uma forma mais eficiente pode ser uma mão na roda.

Mudando algumas atitudes comportamentais com organização do tempo, o mestre pode conseguir se aprimorar nesse processo. E no caso dele saber aproveitar as tecnologias, poderá cumprir a correção das provas e ter mais tempo para levar inovação para sala de aula.

Quer saber como? Acompanhe este texto e conheça 4 boas práticas para agilizar sua rotina de correção de forma eficaz e ao mesmo tempo segura!

1. Reserve um tempo somente para fazer as correções

A rotina do professor geralmente é bastante corrida e atarefada. Com isso, o professor acaba misturando planejamentos do ano letivo, leitura e atualização de material. Nesse processo tumultuado, é comum o professor ficar cansado para fazer as correções de provas e acabar atribuindo notas equivocadas.

Para não ser perder e fazer uma correção bem-feita e rápida, o professor deve reservar um tempo exclusivo para isso. Separe sempre o mesmo horário para fazer as correções. Assim, a sua mente fica mais treinada e você obtém mais produtividade.

Também evite corrigir as provas tarde da noite, pois é nessa hora que vem o sono e a desatenção. Prefira corrigir quando estiver descansado para render mais.

2. Utilize ferramentas para lembrar os prazos

“Professor, já corrigiu as provas?”. Essa pergunta feita pelos alunos é sempre recorrente. E muitas vezes o estudante está correto ao cobrar, pois o professor não cumpriu o prazo prometido para entregar as provas corrigidas.

Para fugir de vez desse questionamento e manter a pontualidade, utilize aplicativos para gerenciar a sua agenda. Por exemplo, o Evernote permite que você crie prazos nas tarefas. Caso você não os cumpra, o app vai enviar um lembrete seja por e-mail ou por mensagem no celular. Você vai reparar como sua produtividade vai aumentar!

3. Use um aplicativo para corrigir provas

Você colocou muitas questões nas prova de múltipla escolha e agora se arrepende disso ao ver o tanto que tem que corrigir? Calma, não há motivo para desespero nem para mudar de modelo de prova.

O aplicativo Prova Fácil faz a correção automática das provas que têm questões objetivas. Instalado no tablet ou celular, essa ferramenta consegue ler as respostas e corrigir a partir do gabarito que você configurou no aplicativo. Usando o Prova Fácil você vai economizar bastante tempo.

Essas são algumas dicas interessantes de como corrigir provas. Dessa forma, é possível fazer um bom trabalho e ganhar tempo.

Além de avaliar formalmente, é interessante também melhorar a relação professor-aluno. Exigir muito em provas e fazer poucos debates em sala de aula  pode não ser uma maneira eficiente de educar.

4. Aplique avaliações online

Já pensou em quanto tempo você ganharia se existisse uma plataforma onde você pode construir suas avaliações com autocorreção? A boa notícia é que isso já existe!

Com o QMágico é possível selecionar de um banco com mais de 100 mil questões ou criar questões aos alunos de acordo com o conteúdo. E isso tudo feito online, sem impressão de provas em papel ou uso de lápis e caderno. Simples, prático, econômico e interessante, não acha?

Gostou dessas facilidades? Então experimente nossa ferramenta de simulados e atividades avaliativas. São mais de 100 mil exercícios de diversos vestibulares para serem explorados e você pode experimentar gratuitamente!