Planejei e agora? Saiba como implementar as ações do planejamento pedagógico!

planejei-e-agora-saiba-como-implementar-as-acoes-do-planejamento-pedagogico.jpeg

Em qualquer área de nossa vida em que tenhamos objetivos de médio a longo prazo, é necessário que façamos um planejamento, certo?

Do mesmo modo, na escola, é importante que se elabore o planejamento pedagógico a cada ano letivo — tendo em vista que nele serão delineados os conteúdos, as metodologias a serem aplicadas, as atividades extraclasses que serão propostas aos alunos, entre outras especificações.

Porém, como nem tudo o que é planejado consegue ser colocado em prática, da mesma maneira acontece também no planejamento educacional. Nesse sentido, para que o processo de ensino ocorra com sucesso, o uso da tecnologia passa a ser de grande auxílio para implementar as ações propostas no currículo escolar.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você perceba que usar a inovação no planejamento pedagógico melhora a comunicação, a apresentação das aulas e a gestão dentro da sala, além de promover aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos. Continue lendo!

 

A comunicação entre a escola e os pais deve estar no planejamento pedagógico

Quando é elaborado o planejamento pedagógico, todos os profissionais de ensino têm como um dos objetivos a integração dos pais com a escola, a fim de melhorar o aprendizado dos estudantes. Por outro lado, muitas vezes, torna-se inviável ter esses responsáveis sempre presentes na rotina escolar.

Contudo, por meio de plataformas digitais, é possível que os pais acompanhem o desenvolvimento de seus filhos, podendo sempre se comunicar com professores e gestores. Do mesmo modo, os alunos, com o auxílio da tecnologia, terão acesso direto aos professores para esclarecer todas as dúvidas.

Vale ressaltar ainda que, inserindo a tecnologia no planejamento pedagógico, a comunicação entre todos os envolvidos no contexto escolar será beneficiada, tornando a escola mais produtiva como um todo.

Inove na apresentação de aulas dos professores

Todo professor, ao preparar suas aulas, gasta tempo pesquisando os conteúdos e buscando material apropriado para melhorar a cada dia. Todo esse processo que antecede a chegada em sala de aula é fatigante, não é mesmo?

Então, com o uso de plataforma digital, os docentes continuarão planejando suas aulas, porém de uma forma mais produtiva. Assim, os alunos ficarão mais motivados a aprender e terão a oportunidade de estudar fazendo uso da tecnologia por meio de jogos e pesquisas, por exemplo.

Um bom exemplo de aula que você deve inserir em seu planejamento é a chamada sala de aula invertida. Nesse modelo de ensino, o professor envia, antecipadamente, o conteúdo via online para os alunos, para que o estudem previamente. Dessa forma, o professor terá mais tempo disponível para tirar as dúvidas de cada um, além dos outros benefícios.

Gerencie a sala de aula por meio da tecnologia

Como em toda profissão, uma boa organização em seu ambiente de trabalho é fundamental. Por isso, os professores, além de suas funções relacionadas ao ensino-aprendizagem, devem manter a liderança e a disciplina da turma.

Sendo assim, o uso de plataformas digitais contribuirá para a gestão da sala de aula, além de auxiliar na elaboração de tarefas e supervisionar o desempenho dos alunos, dando um importante suporte para a organização do plano de aula.

Por fim, como já foi dito no início deste artigo, o planejamento pedagógico, se for incrementado com recursos tecnológicos, facilitará o trabalho de todos os profissionais da educação: gestores, professores e, principalmente, os alunos, que aprenderão os conteúdos de uma forma mais próxima ao seu contexto social.

Agora que você já viu como o uso da tecnologia pode aprimorar as aulas em sua escola, aproveite para saber mais sobre planejamento pedagógico!