A educação está mudando, veja como mudar sua escola também!

desmistificando-o-uso-da-tecnologia-nas-escolas.jpeg

 

A vasta quantidade de informação à nossa disposição e a presença cada vez maior da tecnologia em nosso dia-a-dia estão transformando nossa sociedade. Pensando nisso a Positivo Tecnologia Educacional veio até aqui pra contar como podemos ajudar as escolas através da tecnologia, vamos conferir?

Sabemos que, no mercado de trabalho há uma demanda cada vez maior por profissionais capazes de obter, manipular e comunicar informações, combinando-as com as ferramentas à disposição, de linguagens de programação a sistemas de inteligência artificial, até atingir o resultado desejado. Mais importante do que “saber” a resposta é saber como construir o caminho até ela.

Com isso, a educação também está mudando. Já vão longe os tempos da “decoreba”, substituídos por uma ênfase no desenvolvimento de habilidades como a capacidade analítica, pensamento lógico, trabalho em equipe e uma sólida base em STEM (o conjunto de disciplinas composto por Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, ou Science, Technology, Engineering and Math). Tudo isso, combinado a um novo jeito de ensinar que os estimula a aprender de forma independente, está sendo chamado de Educação 4.0.

O conceito STEM, uma metodologia que está revolucionando o ensino, tem como objetivo não só promover as 4 áreas do conhecimento já citadas, mas também de realizar uma conexão entre o ensino delas de forma interdisciplinar. Ao compreender o impacto de cada uma destas disciplinas no mundo ao seu redor, o estudante passa a valorizar o aprendizado, que se torna mais eficiente. O resultado são jovens melhor preparados para o futuro.

No começo do texto falamos sobre a importância de habilidades como a “capacidade analítica e pensamento lógico”. Um conceito que explora e desenvolve estas habilidades é o pensamento computacional. Trocando em miúdos, é a capacidade de analisar um problema, elaborar uma solução e descrevê-la em uma série de passos, ou etapas, que podem ser seguidos por outra pessoa ou mesmo por um computador, de forma muito similar ao processo que é usado no desenvolvimento de softwares.

Por isso a programação é frequentemente usada como uma forma de introduzir os estudantes ao pensamento computacional, e de quebra familiarizá-los com o funcionamento dos computadores que nos cercam. A programação e as escolas como Polos de Inovação fala um pouco sobre os benefícios no ensino da programação, tanto para os alunos como para a escola enquanto instituição.

E não podemos nos esquecer do M de STEM, a nossa velha amiga Matemática.Quando os alunos começam a entender a importância da Matemática e ver que ela está presente em nosso cotidiano, o processo de aprendizagem se torna mais acessível e divertido.

Para despertar e multiplicar o interesse de seus alunos pela disciplina, consulte as  7 premissas para transformar o ensino de Matemática na minha escola. E para saber mais sobre as melhores práticas adotados por países como a China, Japão e Cingapura,  que possuem destaque nesta área, sugerimos o Relatório do Ensino da Matemática no Mundo.

Conte com o Positivo Tecnologia Educacional para transformar sua escola em um polo de inovação. E se precisar de uma forcinha nesse processo, estamos aí.

Rafael Rigues é produtor de conteúdo da Positivo Tecnologia Educacional.