5 vantagens de participar de eventos educacionais

educar

Não sei se você ficou sabendo, mas hoje, 10 de maio, se iniciou mais uma edição da Bett Educar, um dos maiores eventos educacionais do Brasil com 4 dias de evento (10 à 13 de maio). O congresso tem o objetivo de tornar o mundo melhor através da transformação da educação, a nobre missão de reunir pessoas, práticas e tecnologias que propiciem o desenvolvimento dos educadores, maximizando a aprendizagem em nível nacional.

Nosso time fez presença no primeiro dia do evento, e a Paula Pessoa, nossa Gestora de orientação pedagógica e  jornalista apaixonada por educação, listou 5 oportunidades que este e outros eventos educacionais proporcionam para o desenvolvimento de um educador. Conhecer estas possibilidades pode te ajudar muito a aproveitar estes eventos. Confira o material que nós preparamos para você!

 

1. Atualizar-se sobre tendências na educação, nacionais e internacionais

Uma grande diversidade de participantes, traz uma grande diversidade de vivências, exemplos e boas práticas. Você pode conhecer muito do que é feito em escolas de todo o país, e até mesmo fora dele através da grande diversidade de pessoas presentes no evento.

 

2. Conhecer novidades da tecnologia educacional

Eventos educacionais como a Bett Educar contam com um grande número de expositores e palestrantes representando a área de tecnologia para a educação. Aliás, não deixe de conferir a feira, os estandes estão repletos de atividades práticas e demonstrações do que há de novidade, como o estande do Minecraft Education Edition e do Ciência em Show.

 

3. Networking em eventos educacionais

O Networking no mercado educacional é uma ferramenta muito importante, ter uma rede de contatos bem estruturada pode ser de grande ajuda, não só para se manter informado mas também para poder contar sempre com novas perspectivas na superação dos seus desafios.
Eventos educacionais são uma grande ferramenta de construção de rede, com a missão de conectar pessoas e levantar debates, novas comunidades nascem em prol de objetivos comuns. Por exemplo, a Rede QEducadores, que conta com mais de 170 participantes de escolas de todo o país trocando boas práticas e discutindo sobre os desafios na educação pública e privada. (Para participar do grupo, clique aqui.)

 

4. Renovar as ideias em contato com o novo

Diferente do Networking, o contato com as novas tecnologias e práticas nos eventos educacionais é capaz de gerar uma reflexão para adequar possíveis soluções às necessidades da instituição, ou seja, desta reflexão inicial, a equipe escolar consegue identificar os desafios de seu plano pedagógico e traçar estratégias de melhorias.

 

5. Aprender sobre as novas competências na educação

As novas competências citadas na próxima versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) vêm com tudo em muitos eventos educacionais por todo o Brasil, você pode conhecê-las através dos nomes “competências socioemocionais” ou “competências do século XXI”, e são um conjunto de habilidades que cada indivíduo desenvolve para se relacionar com outros, lidar com as próprias emoções e gerenciar objetivos de vida, e são habilidades muito importantes para o desenvolvimento integral deste indivíduo.

 

A programação da Bett Educar 2017 conta com 3 palestras sobre o assunto nos dias 11 e 12 de maio, fique ligado!

 

Mas não é somente lá que você pode aprender sobre estas competências! No próximo dia 17, quarta-feira, você pode aprender sobre elas em nosso próximo Encontro de Educação Inovadora, onde reuniremos educadores de todo o Brasil em um evento online e gratuito. Garanta sua vaga! E participe de grupos de discussão no WhatsApp!

 

Vale lembrar que estas oportunidades podem ser ainda melhor aproveitadas quando você as têm em mente, então na próxima vez que participar de um evento educacional como um webinar, uma feira ou uma formação de professores, pense nas seguintes perguntinhas:

-O que aprendi de novo?

-Que novas ferramentas eu conheci?

-O quanto as pessoas que eu conheci acrescentam em meu desenvolvimento?

-Como adaptarei os novos aprendizados em minha rotina atual?

 

Com as respostas destas perguntas você aproveitará muito mais os novos conhecimentos que qualquer evento educacional possa te oferecer.
Para testar essa nova maneira de aprender, participe do nosso encontro online dia 17, onde juntaremos os melhores para fazer a diferença e eu te espero lá!

banner-blog