Veja como proporcionar aos alunos prazer e motivação para estudar

veja_como_proporcionar_aos_aluno_prazer_e_motivacao_para_estudar.jpg.jpeg

 

Um grande desafio de um professor é proporcionar aos alunos prazer e motivação para estudar. Mesmo os educadores mais capacitados possuem esse grande desafio. E não é para menos: os alunos engajados têm um aprendizado mais produtivo e duradouro.

Para que isso ocorra, o aluno deve se interessar e querer aprender — e é ai que está o maior desafio para os professores! Sendo assim, criamos este post com algumas dicas que irão despertar a motivação para estudar nos seus alunos. Confira!

Conheça seus alunos

Não há nada pior para o processo de aprendizagem dos alunos do que o professor não conhecer as dificuldades e as qualidades de cada um.

Para evitar que isso aconteça, uma forma de motivação para estudar é exatamente conhecer e respeitar a capacidade de cada aluno e, também, desenvolver uma metodologia específica para cada um. Um ensino individualizado e mais personalizado pode ser o começo de um engajamento de sucesso!

Dica: Clique e descubra o melhor jeito de aprender para cada personalidade!

Faça uso de tecnologias

O uso de tecnologias pode acelerar o aprendizado dos alunos — ao contrário do que muitos pensam. Isso porque a facilidade que essa geração tem para aprender por meio de tecnologias é impressionante!

Seus alunos já nasceram na era digital e você pode usar isso a favor da educação. Existem diversos aplicativos que podem facilitar essa troca de informações entre professor e aluno de forma natural e assertiva.

Use as redes sociais

O uso das redes sociais para o aprendizado é outra forma relevante de proporcionar prazer e motivação para estudar, afinal, é a ferramenta mais usada para a comunicação entre os alunos.

Sendo assim, faça grupos de estudos, gerencie trabalhos e abra uma janela de bate papo entre você e os alunos com espaço para tira-dúvidas, por exemplo.

Aumente a curiosidade

Toda vez que você tem que passar uma matéria com um conteúdo um pouco massante, a tática é aumentar a curiosidade sobre o tema. Dê exemplos e perguntas de engajamento que realmente os façam pensar. Dessa forma, você vai ser capaz de entrar no mundo deles.

Adicione exemplos das séries preferidas ou até mesmo dos jogos da moda. Com isso, eles vão ter a curiosidade necessária para aprender sobre o assunto.

Seja amigo, mas sem perder a autoridade

O relacionamento entre professor e aluno é de extrema importância para que eles sintam prazer em aprender. Escute com calma, seja divertido, mas não perca a autoridade.

Uma coisa é ser amigo, outra é ser comparado e tratado como tal. Abra um canal de comunicação de confiança e respeito entre vocês!

Desafie seus alunos

Essa geração é conhecida por ser multitarefas. Como engajar ou despertar algum interesse em aprender se as tarefas são simples demais? Sendo assim, desafie seus alunos, pois eles são capazes de solucionar e amar as tarefas desafiadoras.

Por exemplo, se você é professor de História, em vez da tradicional explicação sobre Napoleão Bonaparte, faça um teatro divertido, em que os alunos terão que participar dos diálogos.

O prazer e a motivação para estudar dependem tanto dos professores quanto dos alunos. Para quebrar as barreiras que o ensino tradicional trouxe, é preciso inovar — sempre!

Os alunos dessa geração são muito eficazes e aprendem com mais facilidade quando há interesse. Então, professor, seja sempre uma fonte de ensinamentos interessantes!

Gostou do post? Já usa algumas dessas dicas? Tem mais alguma que possa acrescentar? Deixe um comentário no post!

Curta nossa página no Facebook!