Sala de aula do futuro: quais mudanças esperar na forma de ensinar

sala de aula do futuro

A sociedade está em constante transformação e a educação precisa acompanhar essas mudanças. Hoje, com o desenvolvimento tecnológico, as alterações na forma de ensino são inevitáveis e a sala de aula do futuro não vai deixar de usar essas ferramentas.

A tecnologia poderá ajudar em algumas questões que estão despontando como problemas dentro da sala de aula, como, por exemplo, a falta de interesse dos alunos na escola, gerando a evasão escolar. A Internet possivelmente será uma das principais ferramentas nessa transformação.

A sala de aula do futuro traz novas formas de aprender e ensinar, envolvendo o aluno com o conteúdo a ser estudado e facilitando e tornando mais ágil o trabalho do professor em relação à aplicação e correção de provas e ao ensino. Como as questões da educação precisam de soluções urgentes, esse futuro já está acontecendo.

Se você ficou interessado, continue lendo e confira os principais fatores que estão presentes nessa tão próxima educação do futuro.

Como é a sala de aula do futuro?

A relação professor/aluno e escola/aluno é muito delicada. Para aproximar o aluno da escola, essa relação deve ser cuidadosamente planejada e muito discutida.

Começando pela integração digital do ambiente educacional. O dinamismo e a possibilidade de participação de todos os envolvidos no processo é um dos pontos altos dessa unificação que acontece entre o novo e o antigo, ou seja, entre o papel e o digital.

A integração digital muda a forma do ensino e potencializa a aprendizagem, porque esta se torna mais dinâmica, atrativa e interativa para o aluno. Com o uso da tecnologia, o conhecimento é discutido e também torna mais fácil para o professor avaliar o que ele está transmitindo, se ele está conseguindo alcançar seu objetivo.

Qual tecnologia utilizar?

Hoje, existem vários recursos tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula. Por exemplo, as plataformas de ensino, que possuem um formato semelhante ao de uma rede social e que podem ser um grande aliado do professor e de uma aula estimulante para o aluno.

Nessas plataformas, de acordo com o interesse dos estudantes, o conteúdo pode ir além do delimitado pelo currículo, convertendo o processo de aprendizagem em algo mais social e significativo, pois, ajuda a trazer para dentro da sala de aula, o conhecimento desse aluno. Uma atividade simples e que pode trazer um bom custo/benefício para a escola.

Um outro exemplo de recurso tecnológico, são os games. Atualmente, existem simuladores, games de imersão real ou emocional, que também são chamados de games sociais. Essas ferramentas vão tornar a aula mais divertida, interativa e participativa.

Como utilizar a tecnologia em sala de aula?

Já ouviu falar em sala de aula invertida ou flipped classroom? Sim, essa também é uma ferramenta muito interessante para ser usada em sala de aula. Essa metodologia estabelece o professor como mediador do conhecimento, ou seja, o aluno pesquisa e busca informações sobre o assunto que deve ser estudado e, em sala de aula, leva a sua pesquisa e suas dúvidas para o professor.

Na sala de aula do futuro não haverá mais um professor que detém o conhecimento e passa para o aluno. A grande mudança é o acesso ao conhecimento. Por causa dos meios tecnológicos, o conhecimento está disponível a todos e, se for do interesse do aluno, em suas pesquisas, o conteúdo pode se tornar mais amplo do que o proposto pelo professor.

O que há de mais moderno na educação é a ideia de que o professor é apenas um mediador desse conhecimento, orientando o aluno sobre fontes confiáveis para pesquisar e discutindo e sanando as dúvidas sobre o tema de maneira conjunta.

E ai? Gostou de saber como será a sala de aula do futuro? Converse sobre isso com seus amigos professores, diretores de escola e até com os alunos e pais. Compartilhe esse post nas suas redes sociais e descubra o que seus amigos pensam sobre o futuro da educação!

Ah, e tem mais uma coisinha, assine nossa newsletter e fique atento para o lançamento do nosso e-Book sobre a Escola do Século XXI!