Saiba como engajar os alunos em 6 passos

Saiba_como_engajar_os_alunos_em_6_passos.jpg.jpeg

Muitos professores têm um grande problema quando se trata de consolidar um aprendizado mais efetivo nos alunos – se desdobram de mil maneiras para deixar as aulas mais interessantes, sem fugir do conteúdo programático exigido pelas instituições de ensino. O grande segredo para tornar suas aulas mais interessantes e fazer com que a sua turma aprenda mais e melhor é garantir o engajamento! Para te ajudar nessa missão, hoje você vai aprender como engajar seus alunos em 6 passos simples. Vamos conhecê-los?

1° Passo: Abra o diálogo

É muito difícil se engajar em algo sem que exista um diálogo franco e positivo – e isso vale tanto para os professores quanto para os estudantes. A comunicação é um pilar importante para o engajamento em sala de aula, por isso, escute seus alunos de forma amigável e atenta. Abra o diálogo e também as discussões sadias sobre algum tema que você tem que ensinar.

2° Passo: Coloque os ensinamentos mais próximos da realidade dos alunos

O aprendizado se tonar muito mais efetivo quando a matéria é relacionada à realidade de cada um. Você já deve saber o que seus alunos gostam e quais os assuntos do momento, não é mesmo? O ponto é conseguir aliar o que é “pop” na vida deles ao conteúdo. Por exemplo: se você ensina Biologia, seria interessante falar sobre algumas celebridades que se comprometem com a ecologia. Ou, se ensina Física, usar super heróis e seus poderes como exemplos em aula.

3° Passo: Aposte em aulas interativas

Nas salas de aula, é muito comum que os professores tenham o hábito de pedir aos alunos que guardem o celulares e tablets durante as aulas. Mas se os jovens gostam tanto de usar a tecnologia no dia a dia, por que não usar aplicativos móveis como uma forma de complementar as suas aulas? Hoje em dia, a tecnologia é uma valiosa ferramenta para professores e educadores, tanto dentro quanto fora de sala.

4° Passo: Traga sempre assuntos atuais

Muitas vezes, alguns conteúdos são massantes para os alunos – e até mesmo para os professores. Então, a solução é trazer a atualidade para a sala de aula, gerando maior engajamento. Por exemplo: a descoberta de uma ossada pode servir muito bem para uma aula de geografia ou história, um terremoto ou tsunami pode ser a porta de entrada para o assunto “placas tectônicas”. Adaptações de livros para o cinema também podem ser usados para estudar literatura e questionar o que uma mídia tem de de diferente da outra.

5° Passo: Troque os papéis

Nada melhor do que aprender ensinando! A troca de papéis pode ser uma forma divertida de engajar seus alunos. Eles terão que planejar as aulas que serão dadas, o que criará uma maior intimidade com o conteúdo. Caso essa atividade seja realizada em grupo, será uma oportunidade para criar um vínculo maior entre os alunos. Essa é uma opção que realmente dá certo e ainda traz uma grande  qualidade: empatia.

6° Passo: Mude a forma de avaliação

Com os alunos engajados, o professor poderá optar por uma forma de avaliação alternativa, utilizando não apenas pontos dados em provas e trabalhos. A real avaliação consegue enxergar cada aluno como um todo: suas dificuldades, seus avanços e, principalmente, os obstáculos superados por eles.

Viu como engajar seus alunos não é uma tarefa tão difícil assim? Nada como um passo a passo para poder auxiliar os professores, não é mesmo? O nosso conselho final é: faça tudo com muito amor e dedicação! Dessa forma, você conseguirá chegar até seus alunos e torná-los mais engajados.

E você, professor, conhece alguma outra forma bacana para engajar a turma? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

 

Gestão-pdagógica---Como-usar-a-tecnologia-a-favor-do-ensino