Entenda a importância da preparação intensiva de alunos

entenda-a-importancia-da-preparacao-intensiva-de-alunos.jpeg

Os professores têm um papel fundamental na hora de preparar alunos para provas como a do Enem, dos vestibulares e a provinha Brasil. Eles são as principais referências intelectuais dos estudantes e agem como verdadeiros mentores nas suas trajetórias para a aprovação.

Muitos educadores não sabem, no entanto, como estimular os seus alunos a darem o seu melhor. É preciso uma preparação intensiva, tanto mental quanto física e emocional, para que eles aproveitem ao máximo o seu potencial e suas capacidades.

Pensando nisso, vamos falar neste post sobre o papel dos educadores na preparação intensiva de alunos, dando dicas e técnicas para que os aprendizes tenham um bom desempenho nas provas. Confira!

Seja um exemplo de inspiração

A primeira atitude que os professores têm que tomar para preparar os seus alunos para os exames é serem eles mesmos exemplos de inspiração.

Nós tendemos a nos engajar e a seguir líderes que realizam na prática o que propõem na teoria. Então, para cobrar um ótimo desempenho intelectual dos estudantes, é importante que os próprios educadores tenham um comportamento exemplar na sala de aula.

Isso inclui, entre outras coisas:

  • saber a fundo sobre as suas disciplinas;

  • continuar sempre estudando e se aperfeiçoando;

  • dar aulas que prendam a atenção;

  • demonstrar boa disposição física; e

  • ter uma postura confiante.

Dessa forma, a motivação dos alunos para continuar estudando aumenta.

Entenda os alunos de forma holística

Além de cobrar a capacidade da memória e a do raciocínio, as provas dos vestibulares e do Enem exigem um grande preparo físico. Ficar sentado durante várias horas quieto e concentrado não é tarefa fácil para ninguém.

Dessa forma, para uma preparação intensiva dos alunos, é necessário que os professores os entendam de forma holística, ou seja, no todo. É preciso não apenas ajudá-los na parte intelectual como também dar conselhos de como eles devem se alimentar melhor, ter boas noites de sono e mostrar os exercícios físicos mais recomendados para turbinar a concentração, o foco e a energia.

Ensine as melhores ferramentas de estudo

Para uma preparar alunos, os professores não devem só compartilhar e ensinar sobre as suas áreas de conhecimento, mas também ensinar aos estudantes as melhores ferramentas de estudo.

Os educadores devem incentivar o estudo ativo, principalmente por meio da resolução de exercícios e simulados, em vez do estudo passivo, que inclui a mera releitura e o ato de grifar os textos de forma mecânica.

Dessa maneira, os alunos conseguem render ainda mais mesmo quando estão longe dos professores, estudando em casa, por exemplo.

Hoje em dia, existe também uma infinidade de ferramentas tecnológicas que melhoram muito o desempenho dos estudantes. Elas incluem desde programas gratuitos de perguntas e respostas, e flashcards até vídeos e tutoriais no YouTube.

Ensine técnicas de relaxamento

Muitos alunos sentem ansiedade e frustração na preparação para o Enem e para os vestibulares. Pensamentos negativos e o desânimo costumam aflorar na época dos exames.

Tendo em vista esse quadro, cabe também aos professores ensinar aos alunos técnicas de relaxamento para que se eles façam as provas com mais calma e deem o seu melhor. Nesse sentido, os educadores são quase como “terapeutas”, já que lidam também com o lado emocional dos aprendizes.

É interessante incluir nas suas aulas ensinamentos sobre respiração focada e meditação. Essas são duas ótimas maneiras para aliviar o corpo e a mente em momentos de grande tensão.

Percebeu como os professores podem preparar alunos de forma intensa para os exames dos vestibulares e do Enem? Então compartilhe este post nas redes sociais para que mais educadores saibam como incentivar os seus estudantes a alcançar o seu potencial!

Além disso, conheça gratuitamente nossa ferramenta de simulados online, que possui um banco de questões com mais de 100 mil exercícios de diversos vestibulares, e vai te ajudar muito na hora de preparar os alunos!