Dinâmicas de sala de aula: 5 dicas para atrair a atenção dos alunos

Dinâmicas_de_sala_de_aula_X_dicas_para_atrair_a_atenção_dos_alunos.jpg.jpeg

 

Com o advento das novas mídias, redes sociais e diversidade na propagação do conhecimento, fica cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos para o modelo tradicional de aula. Porém, há diversas dinâmicas de sala de aula interessantes e de fácil aplicação, que podem te ajudar a despertar mais interesse nos estudantes, além de melhorar a qualidade do seu trabalho. A sala de aula invertida, por exemplo.

Confira abaixo cinco dicas para atrair a atenção dos seus alunos!

Leve a tecnologia para a sala de aula

A tecnologia deve ser utilizada com sabedoria. Ela democratiza o acesso ao conhecimento – qualquer um com um computador ou um smartphone possui toda a informação do mundo ao alcance das mãos –; mas também pode deixar seus usuários perdidos, sem saber como selecionar o conteúdo que os interessa frente a tantas opções.

Sabendo que os estudantes já tiram essas tecnologias de letra, use isso a seu favor! Direcione-os na busca pelo conhecimento. Indique páginas no facebook que tenham a ver com a sua disciplina; crie grupos de e-mail para enviar reportagens e artigos; promova dinâmicas que envolvam, por exemplo, caso o assunto seja literatura, correntes literárias ou enquetes no WhatsApp; faça uma lista de blogs que abordem tópicos desejados; enfim: seja criativo! Caso se interesse pelo assunto, confira aqui algumas inovações impactantes da tecnologia na educação!

Aposte na intermidialidade

Uma expressão muito utilizada na esfera cultural hoje é intermídia – que significa, a grosso modo, o diálogo que existe entre várias formas midiáticas nas manifestações artísticas contemporâneas. Sabendo que o mundo atual usa e abusa dessa novidade, traga isso para suas aulas!

Músicas, vídeos, filmes, documentários, games e até peças de teatro podem atrair muito a atenção dos seus alunos, por oferecerem algo diferente da rotina didática padrão. A arte, em todas as suas representações, tem muito a ensinar, e levar a experiência estética para os jovens é orientá-los a respeitar e apreciar as produções subjetivas da humanidade.

Desperte a curiosidade dos alunos

Conhecer a sua turma (e se deixar ser conhecido) é imprescindível para que o processo da educação se dê plenamente. Ensinar é também aprender, e cada personalidade tem seu jeito de internalizar conhecimento. Que tal fazer um teste para descobrir qual é a sua melhor maneira de aprender?

Prestar atenção nos seus alunos é uma maneira de descobrir seus interesses, e utilizá-los na hora de planejar aulas. Com essas informações na mão, será fácil despertar sua curiosidade. Faça perguntas da disciplina que se relacionem com seus gostos pessoais, ou crie paralelos entre a ementa da matéria e as novidades da geração deles. A curiosidade os impulsará a procurar o saber com mais independência.

Incentive as discussões e debates

Promover debates é uma ótima forma de engajar mais a turma, pois, dessa forma, os estudantes podem ter mais controle do processo de ensino. Além disso, é um momento para que eles se posicionem criticamente e se percebam como cidadãos políticos.

Promova movimentação e dinâmicas físicas

Muitas dinâmicas são apenas mentais, e alguns professores se esquecem de que existem ótimas maneiras de conectar também o intelecto com o corpo. Não fique parado! Ande pela sala, descubra e use bem o seu espaço.

Uma boa ideia é utilizar ou inventar jogos que possam ser feitos em grupo, pois, assim, os alunos trabalharão em equipe e não poderão estar distraídos. Sempre criando um diálogo com a sua disciplina, essas dinâmicas de sala de aula os farão entender melhor que os conteúdos estão sempre interligados e conversam entre si.

Se quiser saber mais como inovar em sala de aula, confira nossas 4 dicas para inovar na sala de aula!

Gostou das dicas? Tem mais sugestões de como chamar a atenção dos alunos? Conte pra gente nos comentários!