Competências e habilidades: como ir além do ensino do conteúdo

competencias-e-habilidades-como-ir-alem-do-ensino-do-conteudo.jpeg

O mercado de trabalho, os arranjos familiares, as relações sociais e outros aspectos da sociedade estão se modificando por conta da tecnologia. Nesse contexto, a educação precisa se adequar a essa nova realidade e as competências e habilidades necessárias.

Isso significa que a escola precisa repensar o seu currículo atual, em que o professor domina o conhecimento e apenas repassa aos estudantes, os quais devem apenas assimilar ou decorar a informação. Hoje, esse conhecimento está acessível a qualquer pessoa com um smartphone, o saber não é mais um diferencial, mas sim saber como aplicar o conhecimento.

Por isso, é importante repensar o currículo que é voltado apenas ao conteúdo nas escolas tradicionais. Estados Unidos, Austrália e países da Europa, por exemplo, mantêm um currículo focado no desenvolvimento de competências e habilidades para se adaptarem à nova realidade.

Mas você sabe o que são competências e habilidades? Qual é a importância dessa mudança de currículo no processo educacional? Quer saber como é possível trabalhar esse novo currículo com os alunos? Continue lendo e confira!

O que são competências e habilidades?

Habilidade é aquilo que alguém sabe fazer e tem domínio nessa realização. As competências, por sua vez, são a capacidade de solucionar problemas e tomar decisões.

Por isso, as habilidades precisam ser desenvolvidas para que as competências sejam aprimoradas. Por exemplo, se uma criança aprende a ler e a escrever, isso significa que ela desenvolveu as habilidades de leitura e escrita.

Contudo, saber ler e escrever não é sinônimo de que o aluno tenha capacidade de compreender o que lê ou produzir um texto compreensível, que consiga passar a informação desejada ao leitor, por exemplo. A compreensão do que lê e a capacidade de se fazer compreender por meio da escrita é uma competência adquirida pela estudante. Essa competência se transforma em uma habilidade do aluno.

Determinadas competências possibilitam à criança ou ao adolescente a percepção de importantes questões, bem como o senso de resolução dessas tanto na área profissional como na atuação social.

Qual a importância de trabalhar competências e habilidades na escola?

Em uma escola tradicional, que utiliza um currículo conteudista, os professores ainda estão alinhados com a ideia de que o conhecimento é estável e que a criança ou adolescente precisa absorvê-lo. Mas essa forma de ensino repassa o conhecimento como algo desconectado da realidade do aluno.

Em um currículo apoiado no desenvolvimento de competências e habilidades, ao invés de decorar a fórmula para calcular a área de um triângulo equilátero, o aluno vai precisar reconhecer um triângulo equilátero, qual é a importância de saber a área dele, onde ele pode aplicar essa informação. Nesse currículo, a aprendizagem significativa é o cerne do planejamento da interação dos estudantes com os objetivos educacionais.

Além disso, o desenvolvimento de determinadas competências e habilidades são importantes para o desenvolvimento futuro dos alunos na sociedade. O mercado de trabalho também sofre com as mudanças geradas pela tecnologia. Com isso, desenvolver indivíduos que se adaptem a esse contexto instável é essencial.

Para o sucesso profissional e social, tomar decisões e resolver conflitos formam as competências que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

Como trabalhá-las nos alunos?

Para desenvolver competências e habilidades no ambiente escolar, é importante alinhar o ensino às tendências educacionais. O aluno só será capaz de desenvolver suas competências e habilidades caso seja um agente ativo no processo de aprendizagem, debatendo suas ideias e aplicando o que aprende a situações reais. Uma maneira de fazer isso é entregando os conteúdos para que os alunos estudem e tragam suas questões para a sala de aula.

Além disso, contar com ferramentas on-line, estudos em grupo, jogos e dinâmicas também pode ajudar a colocar o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como é um conteúdo escolar voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências? Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar com a gente sua experiência, deixe um comentário!