O que é preciso para melhorar a motivação e aprendizagem de jovens?

o-que-e-preciso-para-melhorar-a-motivacao-e-aprendizagem-de-jovens27300

 

Sempre acreditamos que aprendemos melhor nos nossos primeiros anos de vida, época na qual nosso cérebro está se desenvolvendo da maneira mais rápida. Contudo, pesquisas sugerem que o período de aprendizado ideal encontra-se na adolescência.

Esse não é apenas um período de mudanças físicas, mas aquele em que começamos a traçar nossos papéis sociais, valores morais e éticos. Dessa forma, a adolescência é uma ótima fase para motivação e aprendizagem.

Existe, nessa idade, um forte engajamento no intuito de alcançarmos objetivos movidos pela busca de identidade e um grande sentimento de desejo. Para melhorar esses fatores dentre os jovens, algumas dicas são de grande ajuda. Sendo assim, acompanhe o post de hoje para saber mais.

Forneça exemplos práticos

Essa é uma das dicas mais importantes. Se o seu aluno adolescente não entende o que a tarefa tem a ver com ele ou com o bem-estar, vai ser uma luta para que ele encontre o desejo de realizá-la. Se o adolescente compreende o valor que a tarefa dá a ele, você não terá problemas para incentivá-lo.

O que acontece no ensino-aprendizagem é que o adolescente não reconhece como determinadas disciplinas fornecerão benefício prático. Assim, mostrar que a dedicação e o esforço em adquirir conhecimento são fundamentais para conquistar o tão sonhado curso em uma boa universidade — ou um bom cargo numa grande empresa — é uma maneira simples de engajá-lo.

 

Leia nosso: Guia completo para motivação dos alunos!

 

Faça uma construção conjunta

O método de ensino medieval presente até hoje — no qual o professor é o único detentor do conhecimento em sala de aula — vem mudando para um modelo inovador, em que ele se torna um compartilhador de conhecimento, e a adolescência é o período perfeito para que essa mudança se torne efetiva.

Ofereça aos seus alunos a oportunidade de expressar suas opiniões acerca do que será aprendido ao longo do semestre. Mostre como o projeto pedagógico é construído, discuta quais tarefas e avaliações seriam interessantes, argumente a respeito das expectativas sobre o que será estudado, promova a responsabilidade e faça com que eles sejam os precursores do próprio conhecimento. A motivação e a aprendizagem serão assim muito mais fáceis.

Torne a tarefa divertida

Esse princípio de motivação e aprendizagem se aplica não só aos adolescentes, mas a pessoas de todas as idades. Diversão é o ingrediente chave para que os adolescentes tornem-se ativos e engajados — para participar das atividades escolares e adquirir os mais diversos conhecimentos.

Uma ótima maneira de conquistar o interesse dos seus alunos, nesse processo, é estabelecer uma união destes com atividades que eles gostam de fazer, seja por meio de desafios e competições, seja por meio de jogos, debate acerca de um filme — utilizando a tecnologia que é tão difundida entre eles, como tablets e smartphones — e até ferramentas de tarefas on-line, fazendo com que o ensino seja muito mais atraente.

Torne as coisas viáveis

Às vezes, não é que os adolescente não queiram executar suas tarefas por estarem com preguiça ou desmotivados. Muitas vezes, eles não sabem por onde começar.

Nesse processo de transição da infância para a adolescência — e para um modo de ensino mais construtivista —, é importante que o professor tente descobrir as principais dificuldades e trabalhe para melhorá-las. Será que eles sabem por onde começar? Será que eles se sentem incapazes? Será que eles sentem medo de falhar? Seja qual for a razão, oferecer auxílio nessa fase é fundamental.

Desmembre o conteúdo em tarefas menores e com prazos mais curtos, elabore pequenos passos para alcançar o objetivo de cada uma, guarde horários para discussões e resolução de dúvidas, e ofereça recompensas ao fim de cada marco atingido. Isso torna tudo mais viável e mais rapidamente executável.

Explorar novos conhecimentos, adquirir novas competências e hábitos, construir uma identidade, ter novas metas e prioridades são apenas algumas das mudanças que os adolescentes enfrentam e, assim, buscar maneiras de alinhar esses fatores à motivação e aprendizagem é a chave para o sucesso. É chegada a hora de enxergar a adolescência através de uma nova lente, quebrando a visão tradicional de que ela é uma fase problemática e ver que ela é o período ideal para o aprendizado.

Se você tem mais alguma dica motivacional, por favor, compartilhe conosco por meio dos comentários!