Gestão pedagógica escolar: prepare os seus alunos para os melhores resultados

Gestão_escolar_prepare_os_seus_alunos_para_os_melhores_resultados.png.png

 

As mudanças constantes na sociedade e a chegada de novos recursos nas diversas áreas do conhecimento, nos leva a refletir sobre as formas de aprender e ensinar na nova era. Os desafios se estendem e passam desde a importância de uma gestão escolar de qualidade até os resultados práticos que um ensino personalizado pode proporcionar ao aluno.

Confira no artigo de hoje algumas dicas de como preparar e estimular os alunos a obterem melhores resultados:

Aplique recursos tecnológicos nas aulas

Utilizar dispositivos tecnológicos para formular aulas mais interessantes, como tablets e smartphones, pode ser uma ótima forma de ganhar a atenção da turma.

Outra boa dica é sugerir aos alunos que criem blogs e postem textos, com imagens e vídeos sobre os conteúdos estudados. Esses recursos estimulam a criatividade e a capacidade de desenvolver raciocínios com mais agilidade.

Aposte na sala de aula invertida

Promova atividades que façam os alunos produzirem um conteúdo e que, após a produção, eles mesmos apresentem aos colegas os conhecimentos compreendidos. Dessa maneira, os alunos vão se interessar mais em se aprofundar nas matérias para realizarem boas apresentações. A sala de aula invertida literalmente inverte os papéis e o aluno passa a ser também provedor do conhecimento.

Isso integra e desperta o interesse dos alunos em aprender. Aproveite para oferecer materiais de estudo que os alunos possam acessar de casa, como links de livros, jogos e até mesmo filmes que ensinem sobre os conteúdos vistos em sala de aula. Estudar com entretenimento é prazeroso e atrai a atenção dos jovens.

Estimule a competição positiva para melhorar o desempenho dos alunos

Aplique provas e testes presenciais e online abusando da interatividade, como, por exemplo, formulando atividades que contem pontos e/ou prêmios extras aos alunos. Isso instiga o interesse deles por pesquisar mais sobre as matérias e, automaticamente, faz com que o desempenho escolar melhore gradativamente.

Elabore um projeto pedagógico interativo

Uma gestão pedagógica escolar de qualidade envolve pesquisa e planejamento de estudos, tanto para professores como para alunos. Verificar as necessidades da turma, acompanhar as notas e o desempenho de atividades para focar nas dificuldades e sanar as dúvidas são algumas das soluções para realizar esse projeto. Também é importante promover conteúdos que ativem a imaginação e instigue o desejo de ensinar e compartilhar aprendizados. Mantenha-se atualizado e procure saber sobre ferramentas que podem te ajudar no planejamento ideal para seus alunos. Interação é tudo!

Desenvolva o ensino personalizado

As pessoas possuem particularidades no que se refere à aprendizagem. Cada um tem seu tempo, já que as habilidades e dificuldades são diferentes e é necessário compreender que alguns conteúdos devem ser adaptados à personalidade de cada um e não o contrário.

Uma boa alternativa para promover essa troca de experiências com os alunos é sugerir que a escola adote uma ferramenta pedagógica que possibilite a organização das atividades por aluno, para que, assim, o professor possa identificar as falhas e trabalhar em cima delas.

Também existem plataformas que já trabalham com correção automática, no caso de atividades online. O uso da correção automática pode ser útil para esse tipo de atividade, além de facilitar o trabalho do professor.

E então, como você tem preparado os seus alunos para atingir melhores resultados em sala de aula? Tem mais dicas sobre gestão escolar? Conte para nós nos comentários!