Tudo o que você precisa saber sobre reforço escolar

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-reforco-escolar.jpeg

Desenvolver planos de ensino, planejar aulas, ensinar para diversas turmas, manter-se atualizado, elaborar e corrigir provas e trabalhos: com tantas atribuições, será que sobra algum tempo para que o professor dê conta de tudo isso e ainda consiga ajudar com as dificuldades de cada aluno em um determinado conteúdo ou matéria? Dificilmente, não é mesmo? É nessa situação em que o reforço escolar surge como uma solução!

O reforço escolar é muito indicado para dar ao estudante o apoio do qual ele precisa para superar as suas limitações e apresente, assim, um melhor desempenho escolar, que reverbera não só no presente, mas também no futuro: em concursos, vestibulares ou mesmo na sua vida acadêmica. Afinal, identificadas as dificuldades e desenvolvidas estratégias personalizadas para cada aluno, os benefícios serão colhidos tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Quer conhecer melhor os benefícios de recomendar o reforço escolar para os estudantes da sua escola? Confira a seguir!

O que é o reforço escolar?

Muitas vezes visto como um mero complemento, o reforço é muito mais do que isso: é uma etapa fundamental no aprendizado de todo estudante. Todavia, principalmente para aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo de uma turma na apropriação dos conteúdos, ficando para trás em relação aos seus colegas e com um desempenho abaixo do apresentado por eles.

Quando isso acontece, por mais eficiente que seja a didática de um professor ou o seu empenho em sala de aula para que todos aprendam da mesma forma, é somente com atenção individual e planos de estudo específicos que esse aluno será capaz de se equiparar à turma. Para isso, o reforço pode ser providenciado pelos pais, ao contratarem professores particulares; ou pelas escolas, que também podem providenciar aulas extras voltadas para grupos menores.

Quais são os benefícios?

Ao lidar com uma turma e a tarefa de ensinar muitos estudantes ao mesmo tempo, é praticamente impossível para um professor individualizar suas lições, ou seja, trabalhar com um aluno de cada vez. Consequentemente, as múltiplas personalidades, suas forças e fraquezas são desconsideradas no processo.

Se considerarmos a primeira variável, há alunos com dificuldade de organização e também os mais introspectivos, que mesmo diante de dificuldades, podem se silenciar por vergonha e esconder que não entenderam algo e que precisam de ajuda.

Já considerando os outros aspectos e as diferentes formas de aprendizagem, há pessoas que tiram melhor proveito de leituras e conteúdos visuais, enquanto outras aprendem melhor em contato com conteúdos transmitidos oralmente. Assim como há os que se identificam mais com cálculos e lógica, e há outros que não. Logo, mapear essas aptidões e desenvolver estratégias conectadas à elas, além de planos de estudo sob medida para cada aluno, torna-se uma tarefa muito mais fácil por meio do reforço.

Como identificar a necessidade?

Além da queda no desempenho medido pelas notas em exames, os professores também devem ficar atentos ao comportamento dos estudantes em sala de aula e fora dela. Veja alguns indícios que podem ajudar a identificar a necessidade de reforço:

  • perda de interesse pelas aulas;
  • desorganização e não cumprimento de prazos e tarefas;
  • esquecimento frequente de materiais;
  • necessidade de chamar a atenção;
  • falta de confiança e baixa autoestima.

Vale destacar também que nem sempre o motivo pela piora do desempenho escolar se deve à dificuldade de absorver o conteúdo. Afinal, aqueles que possuem aptidões acima da média podem se frustrar da mesma forma diante de aulas que não os desafiem, por exemplo, perdendo o interesse.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia é um ótimo componente motivacional para fazer o estudante recuperar o interesse pelos estudos e trabalhar de forma engajada nas suas dificuldades. Plataformas como o QMágico, por exemplo, permitem que os professores elaborem atividades para uma interação muito mais prazerosa, com conteúdos e exercícios personalizados para o estudante trabalhar tanto na sala de aula, quanto em casa.

Além disso, ferramentas como os Cadernos Digitais Inteligentes — que possuem recursos como aplicação de exercícios com correção automática e acompanhamento da evolução dos estudantes — permitem um controle muito mais eficiente do desempenho dos alunos.

Para saber mais sobre como nossa plataforma pode ajudá-lo com o reforço escolar, conheça melhor os benefícios que ela oferece às escolas!