4 dicas para se preparar para o ano letivo de 2018

4-ideias-sobre-como-se-preparar-para-o-ano-letivo-de-2018.jpeg

Com a chegada do fim de ano, é sempre bom lembrar que, depois das festas e comemorações, você precisa se preparar para o ano letivo de 2018. E, quanto antes você puder começar o seu planejamento, melhor.

Há várias maneiras de se preparar, sendo que algumas delas variam um pouco de acordo com o ano letivo dos alunos em questão. Mas há várias atitudes gerais que você pode tomar para melhorar o início das aulas em 2018 para alunos, pais e professores.

Para ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui 4 ideias que você pode usar para se preparar para o ano letivo. Acompanhe!

1. Monte uma recepção para pais e alunos

Acreditamos que uma boa forma de aproximar os alunos, os pais e a instituição de ensino é ter um evento de recepção logo antes do início das aulas. Uma grande reunião em que os profissionais da escola possam comentar um pouco sobre sua visão para o ano que se inicia, estimulando que os pais façam perguntas e as crianças comecem a interagir.

Lembre-se de que essa recepção não é uma palestra ou reunião. Tente evitar muitos detalhes e transmita apenas os pontos centrais, partindo para algo mais lúdico, como um filme ou rodas de conversas. Isso facilitará bastante o trabalho dos professores no começo do ano.

2. Faça aulas inaugurais interessantes

Ao se preparar para o ano letivo, você deve ter tentado imaginar como os professores poderiam capturar a atenção dos alunos nos primeiros dias. Uma forma de fazer isso é por meio de aulas inaugurais mais abertas, divertidas, não tão focadas no conteúdo bruto da grade curricular.

Sempre há algo interessante para se fazer em uma primeira aula, como explorar um evento histórico, montar um experimento químico ou usar geometria para fazer origamis. Com um pouco de imaginação, é possível passar uma boa imagem nos dias iniciais.

3. Divulgue os contatos mais importantes

Em qualquer instituição de ensino, é importante que a escola esteja aberta ao diálogo com os pais a qualquer momento. O mesmo vale para áreas como a coordenação, enfermagem, entre outros. Os responsáveis precisam ter um canal aberto para entrar em contato com você e sentirem-se, assim, mais seguros.

Dessa forma, ao se preparar para o ano letivo e para os seus desafios, tenha certeza de enviar tais informações para os pais de todos os alunos matriculados. Isso facilitará a solução de dúvidas no futuro, além de melhorar o seu contato com eles sempre que for necessário.

4. Tenha planos para engajar os alunos na escola

Ao desenvolver o calendário escolar, é sempre bom incluir alguns eventos que chamem a atenção dos seus alunos. Teatro, feiras de ciências, produção cinematográfica etc. Além de serem ótimas formas de chamar mais atenção para sua escola, elas também dão a alguns professores um foco no qual trabalhar suas aulas e conteúdos.

Agora que você tem essas dicas, é hora de usá-las para se preparar para o ano letivo de 2018. E se você quiser melhorar ainda mais o seu planejamento, nós podemos ajudá-lo. Entre em contato com a QMágico e veja como nossa plataforma de educação complementar pode auxiliar no seu trabalho!