Por que os professores precisam compartilhar conhecimento entre si?

por-que-os-professores-precisam-compartilhar-conhecimento-entre-si.jpeg

Imagine uma instituição de ensino em que as melhores estratégias aplicadas por professores em sala de aula sejam amplamente compartilhadas entre eles. É um contexto que beneficia a todos e colabora para construir uma cultura em que compartilhar conhecimento fornece aos educadores ferramentas e recursos para melhorar a experiência de ensino e os resultados obtidos pelos estudantes.

Por isso, instituições e gestores devem estar atentos para que as melhores práticas não fiquem restritas à realidade de um professor no seu dia a dia em sala de aula. Além, é claro, de não subestimar o poder da tecnologia nesse processo.

Quer saber por que a troca de experiências deve ser estimulada entre os educadores na busca de soluções para melhorar o ensino? Confira o artigo que preparamos!

Diversifica as fontes de conhecimento

Com o uso da internet e redes sociais, vencer obstáculos como a falta de tempo para encontros presenciais mais regulares entre professores não apenas se tornou algo possível, como trouxe uma série de novas possibilidades de diversificar as fontes de conhecimento.

Nesse contexto, quando um professor se depara com conteúdos e recursos que podem ser úteis para a comunidade escolar, ele pode explorar diversas maneiras de compartilhar esses materiais com colegas e alunos.

Um exemplo disso são os Cadernos Digitais Inteligentes do QMágico, em que educadores de uma instituição podem não só compartilhar conteúdos e boas práticas entre si, mas também aplicar atividades com correção automática e acompanhar a evolução de estudantes de maneira muito mais eficiente. 

Outra ferramenta que vem crescendo muito em popularidade nos últimos anos (atualmente com mais de 100 milhões de usuários ativos), inclusive entre educadores, é o Pinterest. Tão visual quanto o Instagram, essa rede social se diferencia por funcionar como um mural, onde é possível organizar e compartilhar informações de acordo com as temáticas de interesse do usuário.

Nas escolas, seu uso ajuda a fornecer fontes confiáveis de conhecimento aos alunos, além de permitir a criação de grupos, em que professores podem trabalhar de maneira colaborativa para compartilhar ideias para projetos, artigos, infográficos e até vídeos.

Compartilhar conhecimento democratiza o uso de tecnologias nas escolas

Apesar do uso da tecnologia se disseminar e ganhar popularidade no contexto escolar, nem todos os professores sentem-se confortáveis ou encorajados a tirar proveito dela. Por outro lado, esses mesmos profissionais podem contornar a dificuldade com a ajuda de colegas que possuem facilidade em usar recursos tecnológicos em sala de aula e fora dela.

Criar oportunidades para compartilhar estratégias inovadoras é uma ação que pode ser planejada no calendário escolar, com reuniões e visitas às salas de aula e laboratórios para que educadores aprendam na prática com seus pares.

Vale lembrar que a ajuda da própria tecnologia nesse processo também é muito bem-vinda, como o uso de smartphones para gravar as aulas e compartilhá-las com colegas que, além de aprender, podem prestar auxílio e feedback para melhorar a experiência de ensino.

Uma iniciativa que merece ser destacada no contexto de observação e feedbacks aos professores é conhecida como Learning Walk. Nela, grupos de educadores visitam salas de aula e interagem com alunos, observando e colhendo informações para avaliar e refletir sobre os avanços obtidos de acordo com os objetivos traçados pela instituição.

Estimula novas formas de engajamento

Seja por meio de iniciativas individuais ou de escolas, o uso de ferramentas de produção de conteúdo é uma ótima pedida para estimular o engajamento de professores e a colaboração entre eles.

Exemplo disso são os blogs, onde educadores podem postar seus planos de ensino, recursos pedagógicos e compartilhar relatos reflexivos sobre problemas do dia a dia em sala de aula, assim como soluções cogitadas ou testadas para superá-los.

Dessa forma, outros professores podem se beneficiar e obter inspiração com esses materiais e ainda sugerir maneiras de lidar com dificuldades, como encontrar novas formas de acompanhar os estudantes.

À medida que a interação aumenta nesses espaços, discutir ideias e aproximar interesses permite identificar oportunidades de alinhar projetos pedagógicos e oferecer aos alunos uma visão mais global e integrada de diferentes disciplinas.

São muitas as formas de compartilhar conhecimento entre professores! Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais!