Família na escola: como melhorar a relação pais-professores?

familia-na-escola-como-melhorar-a-relacao-paisprofessores.jpeg

 

A tecnologia veio para revolucionar e facilitar a vida do ser humano no dia a dia. No entanto, o professor enfrenta um novo desafio: ser mais interessante do que o computador ou o smartphone para os alunos e estreitar laços com a família na escola.

E se não há como evitar a presença de aparelhos digitais em sala de aula, por que não utilizá-los a seu favor? Planejar aulas dinâmicas e propor um aprendizado diferenciado nunca foi tão acessível como agora, basta estar disposto a novas e efetivas mudanças.

O apoio e a presença da família na vida escolar do aluno são fundamentais no processo de aprendizagem. Por isso, é necessário mostrar aos pais a importância deles no desenvolvimento dos filhos na escola e em casa. Para melhorar a comunicação dos professores com os pais e incentivar a presença da família na escola, separamos uma lista com dicas incríveis para os professores que desejam o melhor para os seus alunos. Confira!

Apresente o plano de ensino e os projetos para os pais

Fazer com que os pais conheçam as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano ou do semestre já é um passo para atrair a atenção deles na educação dos filhos.

É importante que você aborde conceitos inovadores como o da sala de aula invertida, em que o conteúdo é entregue aos alunos e esses levam as dúvidas para a sala posteriormente.

A estratégia pedagógica mudou, e é interessante que você converse sobre essas novas maneiras de atrair os alunos para um bom aprendizado. Entendimento é tudo!

Mostre o resultado das produções dos alunos

Mostrar os resultados individuais e da turma para os pais é uma ótima maneira de incentivar que eles acompanhem as atividades em casa. Já existem ferramentas que facilitam esse processo, como os cadernos digitais da QMágico.

O objetivo é prestar um serviço de qualidade aos pais e expor todo o conteúdo que está sendo transmitido aos filhos em sala de aula. Isso permite aos responsáveis uma visão geral do plano pedagógico, possibilitando que eles também possam opinar e propor mudanças para obter resultados ainda melhores!

Incentive a presença da família na escola

Estabelecer uma relação direta com os pais pode ser muito mais prazeroso do que se imagina! Nada melhor do que conhecer as pessoas que entregaram a você a responsabilidade de auxiliar na educação dos filhos, não é mesmo?

Proponha a criação de uma associação entre professores e pais, que tenha encontros frequentes e descontraídos. Educar deve ser leve. Muitas reuniões se tornam cansativas quando não há troca de conhecimento. Abra espaço para a fala dos pais durante as reuniões e proponha um diálogo saudável e amigo. Descomplique!

Nós da QMágico acreditamos na educação de qualidade e entendemos que cada um tem um ritmo de aprendizado que deve ser entendido e respeitado. Propomos uma série de atividades inovadoras que podem melhorar a vida dos professores, pais e alunos, pois integramos o aprendizado com a tecnologia, sem perder a essência das relações humanas.

Gostou deste post? Então não deixe de assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre novas formas de educar e incluir a presença da família na escola. Afinal, o lema de todo bom professor é se renovar todos os dias!