Como se preparar para os desafios da escola do século XXI

escola do século XXI

O quadro e o giz substituídos por uma tela sensível ao toque, alunos com pouco foco de atenção, a exigência por aulas mais participativas, professores mais atualizados. Essas são algumas das transformações que a escola do século XXI estabeleceu.

As principais mudanças ocorridas na escola são do âmbito tecnológico, didático e comportamental, que alteram consideravelmente a maneira de ensinar. Para acompanhar essa nova escola, algumas estratégias devem ser tomadas.

Você pode, por exemplo, garantir maior participação dos alunos e fazer com que os professores não fiquem atrasados em relação às novidades que chegam no mundo educacional o tempo todo.

Quer saber mais? No post de hoje, trazemos as 3 melhores maneiras de adaptar-se à escola do século XXI. Continue a leitura, acompanhe as mudanças e se prepare para a constante transformação do ensino!

Capacitar os professores

A cada ano, o professor se depara com uma nova turma e outros alunos. A escola reúne diferentes gerações de estudantes com necessidades próprias e constantes e, nesse contexto, o papel do professor é essencial. Afinal, é ele quem vai entender e trabalhar os interesses dos estudantes da vez.

É o caso dos alunos que fazem parte da geração Z, aqueles nascidos a partir de 1990 até 2009, e também os da geração Alpha, que reúne quem nasceu após 2010. Esse grupo veio para reformular as concepções mais ortodoxas de ensino e, como alunos, eles exigem mais interatividade e uso de tecnologias.

É por isso que a capacitação de professores é fundamental para compreender esse processo. Por meio de cursos de formação continuada, o professor vai poder conhecer as peculiaridades de seus novos alunos e, assim, fazer com que eles aprendam melhor.

Oferecer mais recursos visuais em salas de aula

Hoje, os alunos estão mais sintonizados com o mundo tecnológico. Eles procuram por imagens, vídeos e outros modelos audiovisuais em seus dispositivos móveis. Aproveitar esse comportamento pode ser interessante para o aprendizado em sala de aula. Já pensou nisso?

Essa ideia deve ser oferecida aos professores e coordenação pedagógica. Deve-se sugerir não mais ficar preso apenas em livros ou textos. Apostar mais em recursos visuais é mais eficiente dentro da escola do século XXI. Sugira isso aos professores!

Usar a tecnologia para agilizar a rotina escolar

Todos da escola podem ser diretamente beneficiados pelas aplicações de novas tecnologias no cotidiano do estabelecimento. Os professores podem, por exemplo, contar com a ajuda de apps que auxiliam no planejamento das aulas e até mesmo alguns que corrijam provas de múltipla escolha.

Para os alunos, o contato com a tecnologia faz parte da rotina e, portanto, ela pode ser uma grande aliada nos estudos. Que tal pedi-los para pesquisar sobre vários assuntos em milhares de bibliotecas online espalhadas pelo mundo? Eles ainda podem aproveitar o tablet ou o celular para gravar áudios e textos do conteúdo das aulas!

Essas foram algumas maneiras de como se preparar para a escola do século XXI. É importante também realizar práticas para otimizar o tempo em sala de aula, como conversar com os professores para planejarem bem as aulas e compartilharem seus cronogramas com a equipe.

Gostou de conhecer a escola do século XXI? Quer certificar-se de que está caminhando no rumo certo? Então, assine nossa newsletter gratuita e fique por dentro de todos os nossos posts!