Desempenho escolar: a importância de um boletim detalhado no acompanhamento

Desempenho escolar

O tradicional boletim escolar, por muitas décadas, vem sendo um aliado importante na avaliação do desempenho escolar. Ele permite uma análise mais objetiva das competências ministradas pela escola, sendo uma ferramenta importante tanto para o aluno quanto para seus familiares e a própria escola.

Embora, atualmente, existam diversos outros recursos estatísticos que permitem a avaliação integrada dos estudantes, utilizá-los em conjunto com o boletim escolar ainda é uma maneira de elaborar diagnósticos mais precisos para a instituição.

Entenda os benefícios do boletim escolar e aprenda como aprimorar o processo pedagógico e garantir melhores resultados para a escola.

O boletim escolar não visa somente quantificar o aproveitamento dos alunos conforme as disciplinas ministradas, mas tem outras funções:

Pontuação das competências a serem desenvolvidas

É de extrema importância que a escola entenda o perfil de seus alunos em relação às competências em que mais de destacam e as que precisam ser desenvolvidas.

Da mesma maneira, a partir da avaliação de todos os seus boletins, o próprio aluno poderá avaliar quantitativamente as competências em que apresenta melhores rendimentos e quais devem ter maior foco durante as etapas escolares.

Elaboração das estratégias para melhoria do desempenho

Mensurar o aproveitamento de cada aluno ao longo do ano permite à escola reformular seus planos de aula, além de desenvolver novas atividades, estratégias e projetos para reverter resultados insatisfatórios.

Por isso, é importante que toda a evolução acadêmica do estudante seja devidamente aferida, de forma que a escola consiga avaliar os resultados ainda no princípio do ano letivo e desenvolver um planejamento a longo prazo que seja, de fato, efetivo.

O boletim escolar, em suma, permite ao professor ter uma visão individual sobre o desempenho de seus alunos.

Por outro lado, os gestores, orientadores e coordenadores obterão uma visão mais ampla das turmas. Com isso, é possível identificar falhas em determinada série, por exemplo, viabilizando um plano de ação mais direcionado e preciso.

Possibilidade de ajustes no plano de ação escolar

Além de permitir a elaboração de planos de ação mais efetivos, o acompanhamento das turmas pelo boletim escolar é crucial para que ajustes no plano de ação possam ser realizados ao longo do ano.

Isso se justifica, uma vez que o plano de ação desenvolvido no princípio do ano letivo não pode nem deve ser imutável. É muito mais fácil implementar mudanças quando o diagnóstico da situação da aprendizagem é feita durante o processo.

Promoção de maior participação da família no processo de ensino

A família é fator crucial no processo pedagógico. Como os pais e responsáveis não estão presentes fisicamente na rotina escolar de seus filhos, uma importante ferramenta para motivar sua maior participação é o boletim escolar.

Ao ter ciência dos resultados de seus filhos, os pais podem agir em parceria com a escola, contribuindo com o desenvolvimento do estudante.

Avaliação contínua e o desempenho escolar

Utilizar o boletim escolar e outros recursos para avaliação contínua dos alunos — como gráficos de evolução individual e coletiva —, é uma maneira de permitir a autoavaliação do estudante, maior participação dos familiares na rotina acadêmica, além de possibilitar à escola implementar estratégias pedagógicas eficientes.

Dessa maneira, não deixe de utilizá-lo na avaliação do desempenho escolar de seus alunos e garanta melhores resultados em sua instituição!

Quer saber ainda mais e enriquecer suas aulas? Baixe agora mesmo o nosso e-book Inteligência de dados para personalização do ensino!