Como a inteligência artificial pode otimizar o aprendizado nas escolas?

como-a-inteligencia-artificial-pode-otimizar-o-aprendizado-nas-escolas.jpeg

A inteligência artificial (IA) pode ser definida como algoritmos que operam em softwares que, analisando o contexto no qual estão inseridos, conseguem tomar decisões para alcançar um objetivo preestabelecido. Esses programas podem ser aplicados em diversas situações, como na solução de problemas ou na exibição inteligente de conteúdos.

Na sala de aula, a IA atua no mapeamento das dificuldades dos alunos em determinadas disciplinas e, a partir disso, elabora conteúdos especializados para o seu treinamento. Alguns softwares já são capazes de antecipar os obstáculos de aprendizagem que os estudante possa vir a ter, baseado no perfil desse jovem.

Além disso, muitos softwares já oferecem uma interface de diálogo, de forma que os alunos possam tirar dúvidas por meio de perguntas feitas diretamente para a máquina, sem precisar da interação com o professor. Confira, a seguir, os benefícios dessa tecnologia para otimizar o aprendizado nas escolas.

Promove a inovação

Com a inteligência artificial, as instituições de ensino podem oferecer aos alunos uma plataforma personalizada, com vídeos, textos e exercícios, criados conforme as preferências e deficiências de cada estudante. Essa inovação permite revolucionar a experiência de aprendizado por meio de uma plataforma integrada e inteligente, onde cada aluno tem a oportunidade de aprender no seu ritmo e de maneira customizada.

Facilita o cotidiano

Essa tecnologia é capaz de criar alertas para os alunos sobre a necessidade de estudar ou reforçar os conteúdos, associando essas informações ao tempo que resta até a próxima prova, por exemplo. Isso facilita o cotidiano de professores e alunos, que podem se organizar melhor.

As informações referentes a todas as atividades realizadas também podem ser reunidas em relatórios, o que permite ao professor saber quem fez o dever, em qual horário e com qual taxa de acertos. Com o passar do tempo, é possível reunir informações sobre a rotina de estudos de todos.

Proporciona a autonomia

As plataformas personalizadas dão mais autonomia aos alunos, possibilitando que eles estudem de acordo com suas necessidades e afinidades. Dessa forma, eles têm condições de avaliar o próprio desempenho e planejar os estudos de forma particular. Isso permite que o caminho para o aprendizado seja menor e sempre baseado em talentos, preferências e necessidades individuais.

Melhora o desempenho escolar

Os sistemas oferecem aos alunos uma espécie de guia em tempo integral, com os tutores virtuais. Isso leva o aprendizado para fora dos limites da sala de aula, aumentando a possibilidade de o aluno aprender ao longo do ano por meio de projetos do seu interesse.

Assim, a tendência é que os estudantes desenvolvam entusiasmo pelos estudos e melhorem o desempenho escolar. Além disso, os professores podem montar grupos de discentes com as mesmas dificuldades e, até mesmo, criar novos desafios para aqueles mais avançados.

A inteligência artificial pode ser aplicada nas escolas por meio de softwares educacionais, para acompanhar o dia a dia dos alunos em sala de aula. Para complementar o cotidiano dos professores, existem plataformas que analisam a evolução dos estudantes, garantindo um grande ganho de tempo para ambos, pois permite a realização de várias atividades diretamente pela plataforma, como a realização de deveres de casa e provas.

Gostou das vantagens que a tecnologia oferece para a sala de aula? Então, que tal conhecer o QMágico e aproveitar todas as suas vantagens?