Atividades educativas extraclasse: como inovar e integrar a família?

atividades-educativas-extraclasse-como-inovar-e-integrar-a-familia.jpeg

As atividades educativas extraclasse se baseiam em situações de aprendizagem criadas pelo professor para aumentar a possibilidade de que os estudantes tenham contato com os conteúdos debatidos em sala de aula e possam atingir seus objetivos educacionais.

É importante, para o aluno, rever os conceitos — que, muitas vezes, não são fáceis de assimilar apenas com explicações — e aprender na prática, principalmente com o auxílio da tecnologia. Dessa forma, ele pode descobrir novas dúvidas e levá-las para a escola.

Com as atividades educativas extraclasse é possível, ainda, envolver a família no processo de educação dos filhos. Os pais podem ajudá-los ou incentivá-los a estudar, gerando mais comprometimento com a formação do jovem.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que a sua escola saiba como inovar e implementar ações que integrem família e escola. Boa leitura!

Amplie as experiências

A implementação de atividades educativas extraclasse aumenta o contato do aluno com as disciplinas e auxilia na consolidação do conhecimento. Não existe um método mais eficiente para o aprendizado — é preciso testar e instituir aquele que gerar melhores resultados.

Inovar e oferecer atividades descontraídas e divertidas pode motivar os estudantes e fazer com que eles melhorem seus desempenhos. Para isso, é possível contar com exercícios simples, como jogos educativos, aplicativos e outras ferramentas tecnológicas lúdicas que ampliem a experiência dos alunos com o conteúdo trabalhado em sala.

Equilibre o conteúdo

O conteúdo ensinado na sala de aula precisa estar balanceado com as atividades que devem ser realizadas em casa. É fundamental lembrar que os itens são complementares e que o aluno precisa mesclar o aprendizado presencial com o online.

Nesse caso, é possível aplicar o conceito da sala de aula invertida — muito presente no Ensino Híbrido. Para isso, o educador entrega o conteúdo para seus alunos estudarem em casa e eles trazem suas dúvidas para a escola. Dessa forma, o professor passa a ser um mediador, promovendo debates sobre o assunto e, consequentemente, deixando as aulas mais dinâmicas.

Faça atividades educativas extraclasse online

Já existem plataformas que complementam os assuntos estudados em sala de aula e permitem a realização de provas, exercícios, simulados e deveres de casa. Isso gera economia no tempo do professor, que não precisará corrigir todas as atividades manualmente, e garante um melhor controle da evolução do aluno no dia a dia.

As atividades educativas online aumentam o engajamento da turma e podem ser realizadas em qualquer lugar, por meio de computadores, tablets ou smartphones — aparelhos que já fazem parte da realidade dos jovens.

Aproxime a família da escola

Pais e responsáveis precisam ser orientados a participar do dia a dia escolar dos filhos. Para isso, a tecnologia pode ser novamente usada. A escola pode enviar o cronograma e os avanços de cada estudante por e-mail.

Eventos culturais são boas formas de aproximar a família da escola e apresentar os trabalhos que estão sendo realizados para os pais. Feiras de ciências, teatros, festas, exposições e reuniões são ótimas maneiras de engajar os responsáveis.

Como você pôde ver, é fundamental planejar atividades educativas extraclasse simples, que associem os temas estudados com a realidade do aluno e instiguem a sua curiosidade. Além disso, é preciso envolver a família na educação dos filhos, incentivando que eles acompanhem, apoiem e estimulem suas habilidades — como a resiliência e a perseverança.

Se você gostou do nosso conteúdo, complemente a leitura e entenda como debates na sala de aula podem cativar os alunos!