Ambientes colaborativos e Big Data. Como essas duas coisas podem mudar a educação?

As novas tecnologias da informação vieram para ficar. Ambientes virtuais colaborativos e Big Data são termos novos para muitos profissionais da educação. Por enquanto. Trabalhar com muitos dados sem a ajuda da computação pode ser complicado porque deixamos escapar informações importantes. Uma habilidade específica de um aluno, por exemplo, poderia ser rapidamente identificada usando-se essas duas tecnologias.

Mas como isso funciona? O Big Data é o conjunto de dados que se pode coletar para posterior análise, apenas possível usando a computação. O comportamento de alunos na resolução de exercícios ou durante a exposição de uma aula pode ser registrado e, por meio de algoritmos, analisado. E qual a relação desses dados com o ambiente colaborativo? Cada vez mais as pessoas compartilham suas vidas em ambientes virtuais, como as redes sociais. Para a educação, esses novos ambientes digitais não apenas facilitam a comunicação do conteúdo (e também a correção de provas e de exercícios), como permitem que as instituições coletem dados valiosos sobre seus alunos.

A tendência em participarmos dessas redes virtuais que coletam dados sobre seus usuários e a capacidade de analisarmos grandes quantidades de informação irão mudar o modo como direcionamos nossos esforços para a educação e inovar, para o aluno e para o professor, a experiência na sala de aula e na geração de conhecimento.

Lucas Toledo
Equipe QMágico