5 práticas para captar mais alunos em sua escola

Group of happy classmates with their teacher in class near blackboard

 

Em meio a um mercado educacional cada vez mais competitivo e desafiador, mais importante que o tamanho da escola ou a quantidade de recursos disponíveis é o potencial que temos de inovar com boas práticas que sirvam para captar alunos. Essa é a característica fundamental daqueles que pretendem vencer o desanimador cenário de salas de aula vazias e quase nenhum recurso para investir na atração de estudantes.

É por isso que vamos apontar, neste artigo, cinco práticas inteligentes e de baixo custo que, somadas à dedicação necessária, vão trazer resultados de grande eficácia na hora de atrair alunos e famílias para sua escola.

Descubra e invista no seu diferencial

Um ponto de partida óbvio é dizer que a escola deve oferecer aos alunos e suas famílias o que eles estão buscando. É fundamental compreender o que os pais e estudantes valorizam, para que possamos investir e fortalecer esse diferencial dentro da instituição.

Por que escolher sua escola ao invés do concorrente? A resposta pode vir por meio da realização de pesquisas com o público-alvo para identificar qual das características da sua instituição é mais bem recebida. Descubra e registre essas respostas. As pesquisas podem ser feitas com formulários físicos e digitais ou, até mesmo, de maneira informal, em reuniões e conversas com os pais.

Uma vez munido dessas informações, foque sua divulgação nesse diferencial e esqueça os outros — de nada importa ser a escola mais premiada em campeonatos esportivos quando seu público está em busca de aprovação no vestibular, por exemplo.

Tenha uma comunicação direta com os pais

Para além da captação, precisamos que estudantes ingressados continuem na instituição e que tanto eles quanto suas famílias estejam satisfeitos a ponto de fazer a famosa propaganda boca a boca. Para tanto, foque em uma boa relação com os pais.

Invista em um canal onde os responsáveis possam acompanhar as notas dos alunos, calendário de reuniões e eventos, ter acesso a boletos de pagamento e até mesmo tirar dúvidas. Crie essa interação e torne-a prática! As famílias se sentirão mais valorizadas, próximas da entidade e da vida escolar do aluno sem necessidade de se deslocar até a escola para isso.

 

 

Captação-de-alunos---Como-aumentar-o-número-de-matrículas-em-sua-escola

 

Trabalhe com internet e outras tecnologias

A internet é sua principal aliada, uma forma barata de conciliar visibilidade e informação. Com ela você consegue poupar gastos e obter dados importantes sobre seu público.

É possível trabalhar com as redes sociais, e-mail marketing e até ter um site próprio otimizado para a captação de alunos. Criar um blog com conteúdos direcionados ao seu público específico pode atrair mais visitantes e consequentemente mais alunos para sua instituição.

Não se esqueça de que a comunicação online deve funcionar como via de mão dupla: responda as mensagens, formulários e e-mails, para demonstrar que a escola se preocupa em estar próxima e prestar um atendimento de excelência, além de estar sempre antenada às tecnologias.

 

Mantenha um relacionamento com o aluno em potencial

Após conseguir informações e o contato do visitante interessado, a melhor maneira de apresentar sua escola como a melhor opção para ele é mantendo um relacionamento constante.

Otimize esse processo com envio de emails de conteúdo relevante e informações preciosas que ajudarão seu provável aluno na vida escolar. Conquiste a confiança dele, se mostrando um parceiro sempre presente.

Divulgue resultados

Muito do destaque que uma instituição de ensino recebe está relacionado aos resultados positivos que ela expõe. Procure exibir o melhor de sua escola por meio da divulgação de dados como desempenho de alunos em avaliações estaduais e nacionais, taxa de aprovação em vestibulares, premiações em concursos acadêmicos, etc. Fale também de resultados de pesquisas de satisfação feitas com pais e ex-alunos, destacando o desempenho dos egressos no mercado de trabalho.

Em geral, compartilhe boas histórias sobre a instituição. Elas têm o potencial de humanizar os negócios, inspiram o público e transmitem melhor seus valores.

Com auxílio de ferramentas como a internet e o marketing digital, boas práticas podem facilitar o contato e a captação de alunos de forma simples. Se você gostou dessas dicas, baixe nosso e-book “Captação de alunos: como aumentar o número de matrículas em sua escola” para ter acesso a essas e outras sugestões detalhadas, e se tornar expert no assunto.