5 dicas para motivar os alunos a fazer os deveres de casa

dicas_para_motivar_os_alunos_a_fazerem_os_deveres_de_casa.jpg.jpeg

Videogame, computador, Netflix, smartphone… Com tantas distrações ao alcance de nossos dedos, não é difícil entender como é cada vez mais desafiador para os professores motivarem seus alunos a fazer seus deveres de casa. O velho modelo de ensino se mostra cada vez mais ineficiente e demanda muita criatividade de nossos mestres.

Por toda essa dificuldade, nós selecionamos algumas dicas para que os deveres de casa, tidos como chatos, sejam desafiadores e estimulantes. Confira as nossas sugestões:

Gameficação: uma estratégia moderna

Inspirado na atividade que já há muitos anos desperta grande interesse dos jovens, principalmente crianças e pré-adolescentes, gamificação é uma estratégia que vem sendo aplicada até mesmo em empresas para estimularem seus funcionários.

Ela propõe que as atividades sejam realizadas em formato de jogos (game, em inglês), estimulando a competição saudável entre os participantes. Como opção, você pode mesclar métodos tradicionais de ensino e avaliação com o gamificação.

Para entender mais sobre gamificação, baixe gratuitamente nosso e-book: Gamificação e ensino: Guia definitivo.

Assim como nas competitivas gincanas ou tradicionais feiras de culturas realizadas nas escolas, suas aulas tenderão a ser mais interessantes se os alunos se sentirem desafiados com jogos didáticos, metas de entregas dos deveres de casa e das notas. Lembre-se de, em contrapartida, propor uma boa recompensa!

Deveres de casa em equipe: uma forma de socializar

Tanto na infância quanto na adolescência, o ser humano sente uma necessidade maior de socializar. Por isso, vale a pena propor novos modos de fazer a tarefa de casa, incentivando encontro entre os alunos fora do âmbito da escola.

Instigue-os a formar grupinhos de estudos em que um ajudará o outro com os deveres de casa. Além de reforçar o lado humano e o trabalho em equipe, a realização das tarefas tenderá a ser mais divertida.

Claro que nem sempre realizar tal estudo em grupo na forma de um encontro presencial é factível, considerando a correria da vida moderna. Neste caso, considere fazer uso de plataformas colaborativas como o QMágico que permitem a distribuição de certas tarefas para grupos específicos de alunos e estimulam a comunicação entre eles por meio de foruns de discussão.

Educar os pais: a melhor forma de ensinar os filhos

Durante as reuniões com pais, procure estimulá-los a entender a importância dos deveres de casa. Como eles exercem maior poder sobre os filhos, instrua-os a desenvolverem um posicionamento que motivará seus alunos a cumprir as tarefas extraclasse. Tão importante quanto motivar os alunos, é educar os pais a fazerem o mesmo com seus filhos.

Alunos como professores: invertendo a posição

Professores, alunos ou empresários. De modo geral, o ser humano gosta de se sentir valorizado, independentemente de sua posição e profissão. Portanto, proponha uma avaliação melhor para aqueles alunos que se dispuserem a te ajudar na correção dos deveres de casa em sala de aula. Incentive-os a explicar questões para os demais alunos e complementarem a resposta que acreditam correta com uma reflexão sobre o porquê daquela atividade.

Recompensas: a melhor forma de motivar

Todos podemos ser condicionados. Portanto, sempre tenha na sua manga algum tipo de recompensa, seja um elogio verbal, um pontinho extra ou até mesmo a isenção de alguma atividade devido ao bom desempenho do aluno.

Para saber como engajar mais seus alunos, leia também o artigo: Projeto pedagógico: como ter turmas mais engajadas?

Para finalizar, lembre-se sempre de aplicar essas dicas com parcimônia. Todo cuidado é fundamental para não transparecer uma atitude ditadora e acabar desmotivando os alunos a executarem suas tarefas de casa. Por fim, lembre-se de quando você estava sentado no lugar dos seus alunos. Como você gostaria que seus professores te ajudassem e como acharia mais legal fazer os deveres de casa?

Conhece alguma outra dica interessante para motivar os estudantes a fazerem os deveres? Conte para nós!

 

Os-segredos-de-um-plano-pedagógico-perfeito