5 dicas de como utilizar as redes sociais para captação de alunos

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A captação de alunos por meio das redes sociais é uma possibilidade cada vez mais comum, embora esbarre no desconhecimento dos profissionais do setor de educação. Com estratégias certas, o uso de canais adequados e com um conteúdo interessante é possível atrair mais gente interessada.

Nós vamos mostrar neste post, por meio de 5 dicas, como captar alunos de maneira eficiente usando essas redes sociais com a comunicação e abordagem adequadas. Confira!

1. Use os melhores canais

Os diferentes ambientes de redes sociais causam dúvidas: qual deles é o mais adequado para instituições de ensino? Bem, essa resposta depende da criação de conteúdo, mas também de qual desses ambientes é mais acessado.

Pensando na comunicação com o adolescente de 13 a 17 anos, o YouTube é utilizado por 85% deles. O Instagram vem em segundo, com o Facebook um pouco mais atrás. Essas redes sociais oferecem espaços para campanhas com alta capacidade de engajar, conseguindo visibilidade ampla e despertando interesse.

No YouTube, gerencie um canal com vídeos institucionais e sobre atividades da escola. No Facebook, mescle texto, vídeos e fotos. Já no Instagram, use a função Stories para mostrar o dia a dia da instituição.

2. Gere conteúdo interessante e de qualidade

No Instagram, no YouTube e no Facebook, é preciso gerar conteúdo capaz de chamar atenção, tratando de temas de interesse do público, além de gerar algo de qualidade, que realmente agregue. Somente assim vai ser possível criar uma identificação, atraindo o público para essas páginas.

Histórias sobre a instituição de ensino, conteúdos sobre aulas, registro em tempo real de atividades usando as lives e uma série de outros conteúdos têm ótimas chances de engajar.

O interessante é mostrar-se atento a assuntos atuais, ter uma postura que se comunique bem com o público-alvo e mostrar o que pode ser oferecido, justificando uma matrícula na sua escola.

3. Conheça seu público

A captação de alunos depende também de conhecer inteiramente com quem você vai se comunicar nas redes sociais. São, de fato, os alunos em potencial ou são os pais que precisam ser atingidos? Esses dois perfis estarão atentos aos seus canais, então é ideal trabalhar visando ambos.

A melhor maneira de definir essas características é criando personas, ou seja, figuras fictícias que reúnem os perfis de seus consumidores. Isso ajuda a direcionar as campanhas, os conteúdos e até mesmo a abordagem na hora de conduzir as redes sociais da instituição.

As personas podem ser geradas com informações extraídas de pesquisas ou até mesmo de observações. Em qualquer dos métodos utilizados, é importante usar como parâmetro o público da escola, sejam pais, sejam alunos.

4. Segmente suas campanhas

A segmentação é o que vai permitir que seus anúncios e campanhas em redes sociais sejam direcionados exatamente para quem você quer. Dessa forma, é possível conseguir uma audiência qualificada, ou seja, ter como seguidores somente pessoas que têm interesse no que você divulga.

Os parâmetros de segmentação podem ser feitos com base em dados de consumo, de localização, de idade, preferências e outras questões relevantes. Isso garante que você vai falar com as pessoas certas, tendo mais chances de converter esse trabalho em matrículas.

5. Use a comunicação adequada

Tão importante quanto saber com quem você fala, é fazer isso da forma adequada. As personas devem direcionar a linguagem e a abordagem que você usa nessas redes sociais, pois só assim seus seguidores se sentirão compreendidos.

Essa comunicação também abrange o espaço dado aos alunos para que eles interajam com as publicações da página. Isso gera engajamento, fazendo com que esses canais se desenvolvam cada vez mais, captando mais pessoas interessadas.

É importante ter uma linguagem apropriada, que se comunique com o jovem de maneira genuína, sem forçar muito, mas também se fazendo entender e se mostrando próximo a eles. Essa assertividade cria um relacionamento positivo, gerando o interesse.

A captação de alunos pelas redes sociais é necessária, mostrando resultados positivos, tendo em vista o uso crescente dessas plataformas. Com essas dicas você vai fortalecer sua estratégia e conseguir mais matrículas.

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