Programas Sociais

O que as escolas pensam sobre a vida virtual? [pesquisa/resultado]

Como os professores estão usando os recursos tecnológicos em sala de aula? Dentre as abordagens pedagógicas que fazem uso da internet, quais são as mais inspiradoras? E como está sendo o aproveitamento dos alunos? São estas questões que o levantamento realizado pelo QMágico, chamado Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE), está se propondo a responder.

Estamos coletando dados de adoção e uso de novas tecnologias em parceria com entidades públicas e privadas em todo país. Muitas escolas estão usando o relatório para evidenciar as práticas que funcionam melhor em suas instituições, pois oferecemos uma devolutiva para cada escola sobre sua vida virtual“, explica Thiago Feijão, criador do QMágico.

Como levar seus alunos ao outro lado do mundo com a vida virtual

O objetivo de todos os professores que participam do relatório tvve é: entender como melhorar cada vez mais a aprendizagem de seus alunos por meio dos recursos virtuais, mas caminho até este objetivo pode ser diferente. E muito. Malcon Doulgas é professor de japonês em Brasília. Ele passa por desafios pedagógicos que podem ser bem distintos dos de uma sala de aula convencional. Adaptando os recursos disponíveis a cada obstáculo que ele enxergou possibilidades de engajar os seus alunos para se superarem ao aprender uma língua que é tão distante da nossa.

No processo de entender a vida virtual de seus alunos ele percebeu o quanto as redes sociais poderiam motivá-los a aprender o significado de palavras desconhecidas. Ele percebeu que os alunos estavam constantemente conectados as suas redes. Segundo Malcon, “A internet dispõe de um leque de informações. Cabe ao professor escolher certos tipos de informações e aproximá-las do aluno de modo que ele tenha acesso a um texto, um dicionário virtual, a um plugin no navegador que eles percebem que possa ser útil”.

Vida virtual de aprendizagem já faz parte da rotina dos alunos do Colégio Ideal (Taguatinga – DF)

Com o objetivo de trazer informação das abordagens, métodos e técnicas pautadas nas tecnologias educacionais, além de evidenciar e inspirar o interesse das escolas brasileiras na quebra de paradigmas e no uso de dados na educação, o Relatório tvve ouviu a opinião do professor de Biologia do Colégio Ideal, João Martins, sobre o assunto.

O professor João Martins informa que já faz uso, informalmente, de algumas ferramentas digitais na instituição de ensino que fica localizada em Taguatinga, próxima a Brasília. “Fazemos testes on line pelo Classmarker, colocamos os vídeos no Youtube, compartilhamos arquivos pelo site do Google, temos uma conta de Twitter”, cita o professor João Martins.

A possibilidade de colocar tudo em um só local é muito boa, pois economiza tempo. Ele acrescenta que prefere especialmente a ferramenta que o QMágico disponibiliza, pois permite acompanhar se a evolução do estudante está adequada. “O maior uso foi pela simulação da nossa avaliação discursiva”, cita.

Caso de uso Profª Karla Medeiros – Escola Georgina (Castanhal – PA)

Professores e alunos do Brasil inteiro estão usando a plataforma QMágico para a coleta de dados e composição do Relatório tvve – tendências da vida virtual na educação. A maioria das escolas já realizou a habilitação técnica e está utilizando no dia a dia de atividades escolares. Essas escolas registram alto índice de vida virtual (ivv), aproveitando os benefícios da plataforma.

20140521_081814Professores e alunos – Escola Georgina Nascimento (Castanhal-PA)

Inspirar educadores do Brasil inteiro a fazer bom uso de práticas pedagógicas virtuais é o objetivo da série Casos de Uso. Queremos compartilhar as melhores práticas de utilização da nossa plataforma para que estes exemplos reais possam ser aplicados no dia a dia da sua instituição e ajudar a gerar excelentes índices de vida virtual. Leia abaixo a entrevista com a  Profª Karla Medeiros da Escola Georgina (Castanhal – PA) contando sua experiência com o Relatório tvve: