QMágico

Tem novidades no QMágico em setembro!

Tem novidades no QMágico em setembro!

Cada vez que o QMágico é usado por um professor, aluno, diretor ou pai, nós aprendemos algo novo sobre como podemos ajudar mais na vida de cada um para gerar um aprendizado mais eficiente. Hoje, nós ficamos felizes em anunciar duas novidades no QMágico que devem satisfazer os desejos de muitos de vocês.

 

Comentário devolutivo em exercícios discursivos

A partir de agora, professores podem dar devolutivas para seus alunos em exercícios discursivos em forma de comentários, além das notas. Esta foi uma das ferramentas mais pedidas pelos professores que utilizam exercícios discursivos, e abre novas possibilidades de uso deste típo de exercício, provendo um feedback mais rico para os alunos.

Devolutiva em discursivas

Dicas do professor Daniel para usar bem o QMágico

minha foto

Olá colegas professores,

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com o QMágico. Comecei esse ano, 2015, a trabalhar dentro da plataforma, criando os Cadernos Digitais Inteligentes para meus alunos.

Um dos aspectos que mais gosto é a possibilidade de organizar o conteúdo de uma maneira didática para meus alunos e de uma forma muito dinâmica, pois a ferramenta permite mudar as seções de posição, mesmo depois de prontas, o que me facilita muito, afinal, depois de montar a sequência didática, no caso o Caderno Digital Inteligente, muitas vezes decidimos que alguma seção do final ficaria melhor no início e vice-versa.

Como organizo meu Caderno Digital Inteligente? Primeiramente delimito o que quero tratar, a temática e subtemas, utilizando a própria sequência do material apostilado que trabalho (ou do livro, se for o seu caso).

O que as escolas pensam sobre a vida virtual? [pesquisa/resultado]

Como os professores estão usando os recursos tecnológicos em sala de aula? Dentre as abordagens pedagógicas que fazem uso da internet, quais são as mais inspiradoras? E como está sendo o aproveitamento dos alunos? São estas questões que o levantamento realizado pelo QMágico, chamado Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE), está se propondo a responder.

Estamos coletando dados de adoção e uso de novas tecnologias em parceria com entidades públicas e privadas em todo país. Muitas escolas estão usando o relatório para evidenciar as práticas que funcionam melhor em suas instituições, pois oferecemos uma devolutiva para cada escola sobre sua vida virtual“, explica Thiago Feijão, criador do QMágico.

Conheça os ganhadores do Concurso – O que é uma ótima aula?

Aulas Mais Interessantes para os Alunos – Phelipe Silva Andrade –  CCI


Há pouco mais de um mês lançamos um concurso referente ao dia dos professores com a temática:

O que é uma ótima aula? 

Tivemos algumas respostas e vou dividir com vocês a do Professor Raphael Matos do CDI, além de um vídeo muito legal que o professor Phelipe Silva Andrade, do Centro Educacional CCI Sênior, de Brasília. As práticas abaixo foram realizadas em diferentes estados do Brasil. Parabéns aos professores inovadores. Vocês estão fazendo coisas incríveis por ai! 

Prêmio Educador Nota 10: Somos todos responsáveis pela educação

O dia 20 de Outubro foi inspirador para nós do QMágico! Fomos a São Paulo prestigiar um importante evento de educação, o Prêmio Educador Nota 10. Entre tirar o terno do armário, subir no salto, fazer as unhas e maquiagem estávamos todos empolgados para conhecer quais eram os projetos inovadores que haviam transformado o Brasil no ano de 2014.

O evento é glamoroso, o Oscar da educação, como afirmou várias vezes Sandra Anemberg, a apresentadora do prêmio. Com direito a boa comida, um cenário inspirador, ótima música e excelentes práticas educacionais percebemos o quanto é possível mudarmos o Brasil por meio da educação. Parabéns a todos os educadores nota 10 do Brasil!

Foram apresentados dez projetos inovadores durante a noite. Dentre as boas práticas algumas se destacaram em quase todos os projetos, são elas:

  • Estudar a fundo o tema;
  • Realizar um bom planejamento;
  • Ter um olhar atento e crítico ao entorno;
  • Captar a atenção dos estudantes e fazer intervenções;
  • Proporcionar autonomia aos estudantes;
  • Realizar uma boa avaliação;