QMágico

O que as escolas pensam sobre a vida virtual? [pesquisa/resultado]

Como os professores estão usando os recursos tecnológicos em sala de aula? Dentre as abordagens pedagógicas que fazem uso da internet, quais são as mais inspiradoras? E como está sendo o aproveitamento dos alunos? São estas questões que o levantamento realizado pelo QMágico, chamado Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE), está se propondo a responder.

Estamos coletando dados de adoção e uso de novas tecnologias em parceria com entidades públicas e privadas em todo país. Muitas escolas estão usando o relatório para evidenciar as práticas que funcionam melhor em suas instituições, pois oferecemos uma devolutiva para cada escola sobre sua vida virtual“, explica Thiago Feijão, criador do QMágico.

Conheça os ganhadores do Concurso – O que é uma ótima aula?

Aulas Mais Interessantes para os Alunos – Phelipe Silva Andrade –  CCI


Há pouco mais de um mês lançamos um concurso referente ao dia dos professores com a temática:

O que é uma ótima aula? 

Tivemos algumas respostas e vou dividir com vocês a do Professor Raphael Matos do CDI, além de um vídeo muito legal que o professor Phelipe Silva Andrade, do Centro Educacional CCI Sênior, de Brasília. As práticas abaixo foram realizadas em diferentes estados do Brasil. Parabéns aos professores inovadores. Vocês estão fazendo coisas incríveis por ai! 

Prêmio Educador Nota 10: Somos todos responsáveis pela educação

O dia 20 de Outubro foi inspirador para nós do QMágico! Fomos a São Paulo prestigiar um importante evento de educação, o Prêmio Educador Nota 10. Entre tirar o terno do armário, subir no salto, fazer as unhas e maquiagem estávamos todos empolgados para conhecer quais eram os projetos inovadores que haviam transformado o Brasil no ano de 2014.

O evento é glamoroso, o Oscar da educação, como afirmou várias vezes Sandra Anemberg, a apresentadora do prêmio. Com direito a boa comida, um cenário inspirador, ótima música e excelentes práticas educacionais percebemos o quanto é possível mudarmos o Brasil por meio da educação. Parabéns a todos os educadores nota 10 do Brasil!

Foram apresentados dez projetos inovadores durante a noite. Dentre as boas práticas algumas se destacaram em quase todos os projetos, são elas:

  • Estudar a fundo o tema;
  • Realizar um bom planejamento;
  • Ter um olhar atento e crítico ao entorno;
  • Captar a atenção dos estudantes e fazer intervenções;
  • Proporcionar autonomia aos estudantes;
  • Realizar uma boa avaliação;

Concurso – O que é uma ótima aula?

Há uma pergunta que instiga a humanidade desde a Grécia Antiga, de Platão a Salman Khan, do Liceu de Aristóteles aos canais de aula no Youtube, da Academia de Platão às Universidades na Web. A pergunta que move os encontros de educação, que é o cerne de congressos e pesquisas.

O que é uma ótima aula?

Untitled-2

 

A resposta é simples e objetiva, mas a prática é árdua e complicada. Acreditamos que uma ótima aula é aquela que provoca reflexão, que muda o olhar para o mundo, que seduz, que instiga, que atinge o seu objetivo, que dialoga com o aluno, que está dotada de sentido, significado e aprendizado.

QMágico está pautado em três pilares: pessoas, aprendizado e inspiração. Neste 15 de Outubro vamos construir juntos? Vamos inspirar boas práticas? Valorizar pessoas e boas ações? Compartilhar aprendizados? Acreditamos que tudo que é bom deve ser compartilhado, para isso, fazemos um convite a você, professor inovador!

Divida a sua melhor prática com a gente e com todo o Brasil. Uma aula que ficou na sua memória, ou na dos seus alunos!

Envie um texto, uma foto, um vídeo ou um podcast que nos leve até esse momento.
Compartilhe até o dia 22 de Outubro e venha fazer parte desse mundo Mágico!
Ouse e Inspire!

CLIQUE AQUI para participar

Parabéns pelo seu dia e obrigado por transformar a educação!

 

Referência Bibliográfica
KARNAL, L. Conversas com um Jovem Professor. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

Como levar seus alunos ao outro lado do mundo com a vida virtual

O objetivo de todos os professores que participam do relatório tvve é: entender como melhorar cada vez mais a aprendizagem de seus alunos por meio dos recursos virtuais, mas caminho até este objetivo pode ser diferente. E muito. Malcon Doulgas é professor de japonês em Brasília. Ele passa por desafios pedagógicos que podem ser bem distintos dos de uma sala de aula convencional. Adaptando os recursos disponíveis a cada obstáculo que ele enxergou possibilidades de engajar os seus alunos para se superarem ao aprender uma língua que é tão distante da nossa.

No processo de entender a vida virtual de seus alunos ele percebeu o quanto as redes sociais poderiam motivá-los a aprender o significado de palavras desconhecidas. Ele percebeu que os alunos estavam constantemente conectados as suas redes. Segundo Malcon, “A internet dispõe de um leque de informações. Cabe ao professor escolher certos tipos de informações e aproximá-las do aluno de modo que ele tenha acesso a um texto, um dicionário virtual, a um plugin no navegador que eles percebem que possa ser útil”.