QMágico

A pedidos: Notificações para alunos e professores!

A pedidos: Notificações para alunos e professores!

É isso mesmo, agora o QMágico tem notificações para alunos e professores!
 
No QMágico, estamos o tempo todo conversando com nossos professores e alunos para entender qual a melhor forma de ajudar a melhorar o aprendizado. Nessas conversas, sempre que perguntávamos a alunos e professores sobre como suas experiências com o QMágico poderiam ficar melhores, as respostas eram muito parecidas:
 

“Quero poder ver uma notificação quando meu professor posta novas atividades!”
“Que o QMágico nos envie uma notificação quando algo for postado.”
“Seria interessante poder acompanhar quando meus alunos fazem comentários nos meus materiais.”

 
Mediante a unaminidade de pedidos, sabíamos o que tinha que ser entregue. E hoje, após alguns meses de longo trabalho, suor e muitos testes para ficar tudo redondo, está aí: vocês, alunos e professores, agora recebem notificações no QMágico. :)

Top 5 tendências de tecnologias para uso em educação

Muitos dirigentes e educadores me procuram para saber como tomar decisões sobre inovações em suas escolas quando surgem novas soluções diariamente na área de tecnologia educacional.

Reuni, neste artigo, 5 tendências e ações práticas embasados na pesquisa que Jane Hart publicou com o ranking das 100 ferramentas de aprendizagem mais usadas em 2015.

Em sua 9a edição, ela compilou votos de mais de 2.000 profissionais de educação ao redor do mundo e revela tendências interessantes da área com aplicações imediatas para escolas e professores.

Os resultados são surpreendentes!

 

Top ferramentas de aprendizagem 2015

Neste artigo procuramos elencar as cinco principais tendências e as ações práticas decorrentes delas para apoiar gestores e professores em suas decisões de inovação

 

1 – O uso da nuvem e das ferramentas na Internet vai crescer.

Nos últimos cinco anos, das cinco principais ferramentas no ranking de tecnologias para educação, quatro delas são ferramentas baseadas na internet. Todas elas de uso gratuito.

Tudo leva a crer que esta lista de aplicativos usados gratuitamente via internet vai aumentar significativamente nos próximos anos.
Recomendações práticas: 
As escolas devem intensificar a quantidade e qualidade das atividades na Internet, substituindo rotinas tradicionalmente feitas no mundo físico (tarefas de casa, simulados, apresentações em sala de aula) por atividades digitais.

As escolas devem intensificar a quantidade e qualidade das atividades na Internet, substituindo rotinas tradicionalmente feitas no mundo físico (tarefas de casa, simulados, apresentações em sala de aula) por atividades digitais.

 

2 – O futuro será cada vez mais incerto.

Ou seja, pare de tentar adivinhar o futuro e comece a seguir tendências.

60% de ferramentas listadas no TOP 5 em 2015 não eram consideradas entre as TOP 20 ferramentas em 2007.

A única certeza que temos é que novas ferramentas e novos usos para antigas ferramentas, surgirão todo ano e que as escolas devem se articular para organizar tudo isso.
Recomendações práticas: 
Alunos e professores usarão novos recursos sempre. A única preocupação de gestores e professores deve ser como organizar estes recursos e acompanhar seu uso.

Sites como escoladigital.org.br youtube.com/edu, entre tantos outros, estão cheios de conteúdos para serem usados por professores.

O uso de ferramentas como os Cadernos Digitais Inteligentes são perfeitas para professores e escolas organizarem materiais existentes para os alunos, bem como produzirem e disponibilizarem outros novos. Além disso, tanto alunos como pais e professores podem se beneficiar de diagnósticos em tempo real sobre o conhecimento dos alunos.

 

Dica Mágica! Salve tempo – transforme suas listas do Word em exercícios corrigidos automaticamente

Dica Mágica! Salve tempo – transforme suas listas do Word em exercícios corrigidos automaticamente

Faz parte da rotina do professor organizar, entregar para os alunos e corrigir exercícios. E isso toma tempo, todos nós sabemos. Às vezes, tempo que não temos, já que são muitas as aulas que têm que ser lecionadas.

Hoje, temos muitas ferramentas que ajudam a vida do professor em sala de aula. O Word, por exemplo, fez com que o trabalho de produzir e organizar listas de exercícios manualmente ou em máquina de escrever pudesse ser muito simplificado – você produz seu arquivo do Word uma vez, e ele pode ser reutilizado em outros anos, melhorado, distribuído rapidamente para coordenadores e até alunos.

Hoje, como seria sua vida sem o Word ou o PowerPoint? Provavelmente, muito mais trabalhosa, não? E se você pudesse ter suas listas de exercícios corrigidas automaticamente?

O QMágico tem um interpretador automático de arquivos do Word. Você seleciona um arquivo de lista de exercícios, e a plataforma cria automaticamente uma série de exercícios interativa para o aluno, que ele pode responder no celular ou computador, de onde estiver, com correção instantânea.

 


O que é possível fazer com o interpretador de exercícios?

 

1. Ganhar tempo, pois a correção das Séries de Exercícios no QMágico é automática!

O QMágico torna os exercícios interativos. Se são exercícios de múltipla escolha ou resposta curta, o aluno recebe o feedback de acerto de imediato, e o professor tem a nota gerada automaticamente, além de informações extras, como tempo passado estudando, dicas pedidas, etc. É possível saber se o aluno fez tudo muito rapidamente ou se está com dificuldade em algum ponto da matéria.

Tem novidades no QMágico em setembro!

Tem novidades no QMágico em setembro!

Cada vez que o QMágico é usado por um professor, aluno, diretor ou pai, nós aprendemos algo novo sobre como podemos ajudar mais na vida de cada um para gerar um aprendizado mais eficiente. Hoje, nós ficamos felizes em anunciar duas novidades no QMágico que devem satisfazer os desejos de muitos de vocês.

 

Comentário devolutivo em exercícios discursivos

A partir de agora, professores podem dar devolutivas para seus alunos em exercícios discursivos em forma de comentários, além das notas. Esta foi uma das ferramentas mais pedidas pelos professores que utilizam exercícios discursivos, e abre novas possibilidades de uso deste típo de exercício, provendo um feedback mais rico para os alunos.

Devolutiva em discursivas

Dicas do professor Daniel para usar bem o QMágico

minha foto

Olá colegas professores,

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com o QMágico. Comecei esse ano, 2015, a trabalhar dentro da plataforma, criando os Cadernos Digitais Inteligentes para meus alunos.

Um dos aspectos que mais gosto é a possibilidade de organizar o conteúdo de uma maneira didática para meus alunos e de uma forma muito dinâmica, pois a ferramenta permite mudar as seções de posição, mesmo depois de prontas, o que me facilita muito, afinal, depois de montar a sequência didática, no caso o Caderno Digital Inteligente, muitas vezes decidimos que alguma seção do final ficaria melhor no início e vice-versa.

Como organizo meu Caderno Digital Inteligente? Primeiramente delimito o que quero tratar, a temática e subtemas, utilizando a própria sequência do material apostilado que trabalho (ou do livro, se for o seu caso).