Escola

O que as escolas pensam sobre a vida virtual? [pesquisa/resultado]

Como os professores estão usando os recursos tecnológicos em sala de aula? Dentre as abordagens pedagógicas que fazem uso da internet, quais são as mais inspiradoras? E como está sendo o aproveitamento dos alunos? São estas questões que o levantamento realizado pelo QMágico, chamado Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE), está se propondo a responder.

Estamos coletando dados de adoção e uso de novas tecnologias em parceria com entidades públicas e privadas em todo país. Muitas escolas estão usando o relatório para evidenciar as práticas que funcionam melhor em suas instituições, pois oferecemos uma devolutiva para cada escola sobre sua vida virtual“, explica Thiago Feijão, criador do QMágico.

Tecnologias digitais despertam interesse pelo aprender

Mais concentração, aprendizagem fora da escola e facilidade na avaliação são alguns dos benefícios observados no uso da plataforma digital de aprendizagem.

QMágico na Campos Salles

Alunos da escola Campos Salles utilizando a plataforma QMágico

Primeiras observações:

Tecnologia desperta interesse
Uso dos computadores conectados à internet de alta velocidade para a realização de atividades no QMágico promoveu maior concentração na realização das atividades propostas.

Caso de uso Profª Karla Medeiros – Escola Georgina (Castanhal – PA)

Professores e alunos do Brasil inteiro estão usando a plataforma QMágico para a coleta de dados e composição do Relatório tvve – tendências da vida virtual na educação. A maioria das escolas já realizou a habilitação técnica e está utilizando no dia a dia de atividades escolares. Essas escolas registram alto índice de vida virtual (ivv), aproveitando os benefícios da plataforma.

20140521_081814Professores e alunos – Escola Georgina Nascimento (Castanhal-PA)

Inspirar educadores do Brasil inteiro a fazer bom uso de práticas pedagógicas virtuais é o objetivo da série Casos de Uso. Queremos compartilhar as melhores práticas de utilização da nossa plataforma para que estes exemplos reais possam ser aplicados no dia a dia da sua instituição e ajudar a gerar excelentes índices de vida virtual. Leia abaixo a entrevista com a  Profª Karla Medeiros da Escola Georgina (Castanhal – PA) contando sua experiência com o Relatório tvve:

Como a tecnologia pode contribuir para o ensino adaptativo?

Cada vez mais, no mundo de educação, ouvimos falar de softwares ou algoritmos de aprendizagem adaptativa, ferramentas para personalizar as necessidades de aprendizado nas salas de aula. Estas soluções prometem revolucionar o ensino e engajar os alunos do século XXI. Nós, no QMágico, temos como produto um software aprendizagem adaptativa, assim como algumas empresas internacionais que estão virando suas atenções para o nosso país. Vou tentar explicar um pouco o que é isso – e como os softwares adaptativos se diferem entre si.

O que são softwares de aprendizagem adaptativa e como eles ajudam os professores?
Vamos começar por um conceito mais abrangente: educação personalizada! Nada mais é do que entregar uma educação diferente para cada aluno. Cada aluno recebe os materiais que necessita, na sequência que necessita, para atingir o objetivo de aprendizado que necessita para sua vida. Nada novo até então, afinal tutores particulares fazem isso há décadas. Nos Estados Unidos, esses tutores são bem populares, pois a prática de homeschooling (aluno aprendendo em casa com um tutor particular)  é regulada pelo governo.

Dia dos professores!

São cinco e cinquenta. Toca o despertador do celular. Com um movimento quase totalmente involuntário, ele pressiona o “soneca” e ganha mais cinco minutos imóveis.
Que voam.
Cinco e cinquenta e cinco, outra vez.
Se é sono, cansaço, preguiça, não importa. Repete a ação.
Seis horas: hora de levantar.

Por um instante ele se pergunta se tem mesmo que ir. Mas não mais que por um pequeníssimo instante. Ele tem que ir, obviamente. Ele não pode faltar. Ele sabe que vai, mas reflete entre devaneios.

Se faltasse, iria dizer o quê? Que está doente? Que acordou com dor de barriga? Vai dizer que bateu o carro? Não vai dizer nada disso. Ele não vai mentir. Arrisco dizer que doente, com dor de barriga ou após bater o carro, ele iria. E mesmo que houvesse um motivo realmente relevante, ele sabe que não daria para recuperar uma manhã tão quebrada.
Quebrada.

São duas no primeiro, duas no segundo, uma janela e a última de novo no primeiro. São 10 turmas ao todo na semana naquela escola. Faltar essa manhã quebrada vai atrapalhar o fechamento para a prova mensal. Ainda bem que ele já entregou as questões à coordenação.

Fez ontem à noite, ao chegar, ele se lembra. Inclusive, ele ficou muito orgulhoso por ter elaborado uma questão fantástica sobre…