Educação

Geração X, Y e Z na escola: como elas influenciam a educação

geracao-x-y-e-z-na-escola-como-elas-influenciam-a-educacao.jpeg

O ambiente escolar vem se reinventando a cada década e, consequentemente, sendo transformado pelos jovens que ingressam os estudos — eles trazem seus valores, tabus, opiniões, conhecimentos, dentre outros fatores que correspondem à cultura educacional.

A influência que a juventude exerce na sociedade é impressionante, porque é capaz de revolucionar conceitos e mostrar para os mais experientes o quanto seus padrões estão ultrapassados e precisam ser vistos de formas diferentes.

A geração Y na escola é uma ótima prova disso, afinal, eles são conhecidos como os “nativos digitais”, aqueles que nasceram no “boom” da tecnologia no Brasil. Só que para entender como eles atuam positivamente nas aulas, será preciso compreender as outras gerações também.

Confira um pouco sobre as gerações X, Y e Z e entenda suas características principais e como a escola poderá se beneficiar disso!

Práticas pedagógicas e a qualidade da educação

praticas-pedagogicas-e-a-qualidade-da-educacao.jpeg

Quando pensamos em práticas pedagógicas, imediatamente refletimos sobre medidas que podem implicar melhor aprendizagem dos alunos. Mais do que isso: atitudes e condutas que tornem o processo educativo mais enriquecedor, tanto para os alunos quanto para os professores.

Nesse sentido, fazer uma constante análise de qualidade da educação e dos métodos de ensino é parte fundamental nesse processo, já que eles interferem diretamente no cotidiano escolar.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e pretende aumentar a sua participação nessa relevante discussão, continue lendo o texto!

2 métodos de ensino que tornaram a Finlândia destaque em educação

2-metodos-de-ensino-que-tornaram-a-finlandia-destaque-em-educacao.jpeg

Os métodos de ensino da Finlândia se destacam no cenário mundial e são referência para o aprimoramento da educação em vários países.

Até mesmo o Brasil já enviou docentes brasileiros para estudar a educação finlandesa durante 5 meses por meio do programa Professores para o Futuro, financiado pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Educação).

No post de hoje, vamos destacar os principais métodos de ensino desenvolvidos na educação da Finlândia que transformaram o país em parâmetro educacional. Confira!

Como se preparar para os desafios da escola do século XXI

escola do século XXI

O quadro e o giz substituídos por uma tela sensível ao toque, alunos com pouco foco de atenção, a exigência por aulas mais participativas, professores mais atualizados. Essas são algumas das transformações que a escola do século XXI estabeleceu.

As principais mudanças ocorridas na escola são do âmbito tecnológico, didático e comportamental, que alteram consideravelmente a maneira de ensinar. Para acompanhar essa nova escola, algumas estratégias devem ser tomadas.

Você pode, por exemplo, garantir maior participação dos alunos e fazer com que os professores não fiquem atrasados em relação às novidades que chegam no mundo educacional o tempo todo.

Quer saber mais? No post de hoje, trazemos as 3 melhores maneiras de adaptar-se à escola do século XXI. Continue a leitura, acompanhe as mudanças e se prepare para a constante transformação do ensino!

Desempenho escolar: a importância de um boletim detalhado no acompanhamento

Desempenho escolar

O tradicional boletim escolar, por muitas décadas, vem sendo um aliado importante na avaliação do desempenho escolar. Ele permite uma análise mais objetiva das competências ministradas pela escola, sendo uma ferramenta importante tanto para o aluno quanto para seus familiares e a própria escola.

Embora, atualmente, existam diversos outros recursos estatísticos que permitem a avaliação integrada dos estudantes, utilizá-los em conjunto com o boletim escolar ainda é uma maneira de elaborar diagnósticos mais precisos para a instituição.

Entenda os benefícios do boletim escolar e aprenda como aprimorar o processo pedagógico e garantir melhores resultados para a escola.

O boletim escolar não visa somente quantificar o aproveitamento dos alunos conforme as disciplinas ministradas, mas tem outras funções: